Trump planeja se reunir com Putin e Zelensky nos próximos dias
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou nesta quarta-feira (6), o representante especial Steve Witkoff para se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin. Embora os detalhes da conversa ainda não estejam claros, a iniciativa pode representar mais uma tentativa de negociação por um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia. A guerra entre os dois países começou […]
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou nesta quarta-feira (6), o representante especial Steve Witkoff para se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin. Embora os detalhes da conversa ainda não estejam claros, a iniciativa pode representar mais uma tentativa de negociação por um cessar-fogo entre Rússia e Ucrânia.
A guerra entre os dois países começou em 2022, e Putin e Zelensky não mantêm diálogo direto desde o início dos combates, há cerca de três anos e meio.
Guerra na Ucrânia perdura há mais de três anos
O conflito entre Rússia e Ucrânia começou a se intensificar em 2013, com protestos populares na Ucrânia, após o então presidente ucraniano Viktor Yanukovych recusar um acordo de entrada do país ucraniano na União Europeia optando por se manter isolado, assim como a Rússia. A pressão popular levou à queda de Yanukovych em 2014, gerando instabilidade política no país. No mesmo ano, a Rússia anexou a região da Crimeia e passou a apoiar separatistas pró Rússia.
A guerra da Ucrânia e seus impactos (vídeo: reprodução\Youtube\CNN Brasil)
A guerra começou em 2022, com um ataque surpresa por parte da Rússia ao território ucraniano. Desde então, o confronto já causou milhares de mortes, milhões de feridos e destruição generalizada, sem previsão de cessar-fogo.
O “tarifaço” e seus impactos para Rússia e Ucrânia
Desde o início de seu segundo mandato, Donald Trump tem retomado sua política econômica protecionista, com tarifas elevadas sobre importações, o chamado “tarifaço”. A medida pode endurecer ainda mais a escassa relação econômica da Rússia, já afetada por sanções internacionais, e dificultar o apoio financeiro à Ucrânia, que depende de ajuda externa para se manter na guerra.
O envio de um representante de Trump para se reunir com Vladimir Putin ocorre às vésperas da entrada em vigor de um novo pacote de tarifas, previsto para esta sexta-feira (8). A expectativa é que Trump se encontre pessoalmente com Putin na próxima semana e, posteriormente, com Zelensky, na tentativa de intermediar um cessar-fogo.
