Túmulo do papa Francisco será aberto à visitação a partir de domingo
O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (24), que o túmulo do papa Francisco será aberto para visitação pública a partir do domingo (27). O sepultamento do pontífice está marcado para o sábado (26), na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. A cerimônia contará com a presença de autoridades religiosas e políticas de diversos países. A […]
O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (24), que o túmulo do papa Francisco será aberto para visitação pública a partir do domingo (27). O sepultamento do pontífice está marcado para o sábado (26), na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. A cerimônia contará com a presença de autoridades religiosas e políticas de diversos países.
A escolha do local para o sepultamento foi pessoal do papa Francisco, por conta da sua grande devoção à Virgem Maria. E esta será a primeira vez desde Leão XIII, em 1903, que um papa será sepultado fora dos muros do Vaticano. Desde os tempos de cardeal, Francisco visitava com frequência a Santa Maria Maggiore, o principal templo mariano da capital italiana.
Capela-ardente recebe milhares de fiéis
Até as 11h00 GMT (08h00 de Brasília) desta quinta-feira, ao menos 61 mil pessoas haviam visitado a capela-ardente montada na Basílica de São Pedro para se despedir do papa, segundo o serviço de imprensa do Vaticano. O velório começou na quarta-feira (23), e terminará na sexta-feira (25), às 14h (horário de Brasília).
O número de fiéis é intenso. No primeiro dia, o Vaticano informou que mais de 20 mil pessoas passaram pela basílica apenas no período da tarde. E a grande movimentação ocasionou o adiamento do fechamento da igreja, que ocorreu quase duas horas após o previsto, por volta das 20h50.
Nesta quinta-feira, a Basílica de São Pedro reabriu para o segundo dia de velório. As longas filas persistem, com milhares de devotos prestando suas últimas homenagens.
Líderes mundiais participarão da cerimônia
O sepultamento do papa Francisco está marcado para as 5h de sábado (26), horário de Brasília. Uma cerimônia de Estado será feita, com forte esquema de segurança. Contará com a presença de líderes como Donald Trump, Javier Milei, Luiz Inácio Lula da Silva, além do rei Felipe VI da Espanha e do secretário-geral da ONU, António Guterres.
Para garantir a segurança dos líderes, vias foram interditadas e postos de controle montados ao redor da basílica e principais acessos da cidade, pois, segundo o governo italiano, estima-se que 150 a 170 delegações estrangeiras participarão da cerimônia.
