Um avião de pequeno porte caiu no sábado (12) em uma área rural do estado de Nova York, nos Estados Unidos, e as seis pessoas a bordo morreram no impacto. A aeronave, um Mitsubishi MU2B40, seguia em direção ao aeroporto do condado de Columbia, mas caiu cerca de 16 quilômetros antes do destino final, pouco depois das 12h.
Segundo informações da Comissão Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB), todos os passageiros faziam parte da mesma família. O piloto era o neurocirurgião Michael Groff, que viajava com a esposa, a cirurgiã Joy Saini, os dois filhos do casal e seus companheiros. Eles estavam a caminho da região montanhosa de Catskills, também em Nova York, para comemorar um aniversário em família e aproveitar o feriado da Páscoa.
Declaração do pai das vítimas
O pai de uma das vítimas, John Santoro, lamentou a tragédia em entrevista à Associated Press: “Eles eram uma família maravilhosa. O mundo perdeu muitas pessoas muito boas que fariam muito bem ao mundo se tivessem a oportunidade. Estamos todos pessoalmente devastados”.

Pouco antes do acidente, Groff chegou a se comunicar com a torre de controle do aeroporto de Columbia. Ele informou que havia perdido a aproximação inicial da pista e pediu um novo plano para pousar. Enquanto os controladores trabalhavam para enviar as novas coordenadas, tentaram alertá-lo três vezes sobre a baixa altitude da aeronave, mas não obtiveram resposta. Também não houve registro de pedido de socorro.
Possíveis causas do acidente
Um vídeo que registrou a queda indica que o avião ainda estava inteiro antes do impacto, mas desceu em alta velocidade. O local da colisão foi descrito como um campo agrícola lamacento, e os destroços mostram que o avião foi severamente danificado: comprimido, dobrado e cravado no solo.
A investigação inicial aponta que Groff estava voando sob regras de voo por instrumentos, o que normalmente ocorre quando há baixa visibilidade. Equipes da NTSB devem permanecer na área por aproximadamente uma semana, mas o relatório final sobre as causas do acidente pode demorar entre 12 a 24 meses para ser concluído.