Vulcão entra em erupção nas Ilhas Galápagos, no Equador

Mari Aldemira Por Mari Aldemira
3 min de leitura
Foto destaque: Vulcão La Cumbre (reprodução/Parque Nacional Galápagos)

De acordo com o Ministério do Ambiente, Águas e Transição Ecológica (Maate), no final da noite do último sábado (2) o vulcão La Cumbre, localizado na ilha Fernandina, no arquipélago de Galápagos, no Equador, entrou em erupção. A direção do parque, mesmo que a ilha não seja habitada, emitiu um alerta, conforme explicado no comunicado de imprensa publicado neste domingo (3). Imagens tiradas de longe que mostram o fenômeno acontecendo foram divulgadas nas redes sociais e pode-se notar a lava brilhante e a fumaça, veja a seguir:

Foto: Vulcão La Cumbre (reprodução/redes sociais)

As autoridades informam que será feito o monitoramento e registro das possíveis alterações no ecossistema, já que as erupções são uma parte do ciclo natural das ilhas e impactam em toda a biodiversidade e ecologia do local. Segundo o Maate as atividades do vulcão não são uma ameaça para o turismo, logo, os locais de acesso pelos visitantes ainda estão em funcionamento.

Sobre o La Cumbre

Não foi a primeira vez que um vulcão entrou em erupção na ilha de Fernandina. O La Cumbre é apenas um dos diversos vulcões ativos na região, há quase mil quilômetros do continente equatoriano. O que causa a erupção de um vulcão é o acúmulo de pressão que é provocada pela movimentação das placas tectônicas, provocando uma descarga de energia e, consequentemente, a erupção vulcânica. Na noite de sábado (2), foi registrada “uma anomalia térmica e emissão de gás indicando o início de um processo eruptivo”, o que já indicava que algo estava prestes a acontecer em La Cumbre, que possui mais de 1.400 metros de altura.

Duração do fenômeno

O Ministério do Ambiente, Águas e Transição Ecológica também diz que não se sabe exatamente quanto tempo o fenômeno poderá durar ou se o material expelido pelo mesmo poderá chegar à beira-mar. Levando em consideração que não existe um consenso entre os vulcanologistas para definir o que é um vulcão “ativo”. O tempo que o vulcão está em atividade pode ir de dias, meses até alguns milhões de anos. Já que em vários vulcões ao redor do mundo, várias erupções ocorreram nos últimos milhares de anos, só mas não dão sinais de atividade atualmente.

Deixe um comentário

Deixe um comentário