O oncologista Santosh Upadhyaya se fantasiou, neste último mês de outubro, de unicórnio cor-de-rosa para a comemoração da saída da pequena Kyla, de 4 anos, do hospital de câncer para crianças, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Há meses, ela lutava contra um agressivo câncer no cérebro. A equipe de funcionários, acompanhada do profissional, cantou a tradicional música “No More Chemo”, “Sem mais quimioterapia”, para a menina.
O vídeo com o gesto de despedida, publicado na página do “St. Jude Children’s Reserach Hospital”, no Facebook, viralizou e conta, atualmente, com mais de 225 mil visualizações. Na publicação, dezenas de comentários elogiaram a atitude de Upadhyaya e desejaram sorte à nova trajetória de Kyla.
Vídeo com a celebração da equipe do hospital pela remissão do câncer de Kyla (Reprodução/Facebook Jude Children’s Research Hospital)
Upadhyaya confessou ter se perguntando como a garotinha reagiria à surpresa e se ele seria, inclusive, reconhecido por ela. Ele contou que foi a primeira vez, durante todo o tempo de tratamento, que viu Kyla tão feliz.
Tratamento de Kaya
A menina foi internada, há oito meses, no St. Jude Children’s Reserach Hospital, na cidade de Nova York, com um diagnóstico de câncer no cérebro. Ela, após um longo tempo de espera, recebeu a notícia da remissão do câncer. Segundo a revista People, Kyla tinha poucas chances de se recuperar da doença, apontada como bastante agressiva.
A situação de Kyla, em que o câncer esta em remissão. significa que não há mais a detecção de células neoplásticas, ou seja, nenhuma célula derivada de um tumor. Ainda assim, Kyla, como todos os pacientes na mesma situação, não está curada, mas, esse sinal é uma grande evolução no tratamento.
Foto destaque: Médico fantasiado de unicórnio para celebrar remissão do câncer de uma criança. Reprodução/Divulgação Facebook Jude Children’s Research Hospital.