Se você acompanha muitos perfis nas redes sociais, você provavelmente já se deparou com suplementos de vitaminas, seja ele em cápsula ou em gominhas. Com diversas premissas, elas prometem desde a melhorar o sistema imunológico até evitar certos tipos de doenças.
Em sua teoria, o objetivo de um suplemento de vitamina é suprir nutrientes ou fornecer alguma substância que seu corpo não esteja produzindo, em conjunto com a sua alimentação. Esse tipo de vitamina, é muito conhecido no segmento fitness.
Mas afinal, elas realmente funcionam?
Nessa terça-feira (21/06), foi divulgado um estudo pela revista cientifica JAMA onde foi confirmado que, para pessoas saudáveis, esses multivitamínicos não fazem nenhuma diferença. Não foi encontrado nenhuma prova de algum benefício da ingestão extra de vitaminas como cálcio e vitamina D.
Mulher tomando cápsula. Foto: Reprodução/Freepik
Quando é reunido diversos substâncias em apenas uma formula, pode ser que aconteça uma “disputa” em seu organismo para a escolha de qual componente seja absorvido, tendo em vista que alguns componentes se atrapalham quando consumidos ao mesmo tempo.
E de forma nenhuma devem ser usados para tratar doenças crônicas e de alto risco de vida. É comprovado que apenas pessoas que querem ou estão grávidas devem suplementar com ácido fólico para a prevenção de falhas no tubo neural do feto.
Porém, essa suplementação é recomendada ser prescrita e acompanhada por algum médico em conjunto com o pré-natal.
A melhor alternativa para prevenir doenças ainda é o modelo tradicional. Buscar um estilo de vida equilibrado com uma alimentação saudável, fazer exercício físico e beber muita água.
O estudo feito com 700 mil pessoas, ainda afirma que o exagero nas doses pode desencadear diversas reações negativas. Dentre elas: falência do fígado, doença renal ou até mesmo problemas cardíacos.
Por isso, é importante consultar um médico e um nutricionista a fim de descobrir o melhor caminho pra sua saúde e para o seu bolso.
Foto destaque: Várias cápsulas Reprodução/Freepik