O primeiro SMS da história foi vendido na terça-feira de ontem (21) pelo valor de 107 mil euros (cerca de R$ 692 mil) num leilão em Paris. O texto é uma mensagem desejando feliz natal, enviada em 3 de dezembro de 1992, a qual foi convertida em NFT (token não fungível) para ser comercializada.
A mensagem foi enviada pelo engenheiro da Vodafone Neil Papworth (mesma empresa de telecomunicação responsável pela venda do NFT) de seu computador para um gerente no Reino Unido, que a recebera num telefone Orbitel de 2kg.
“Eles estavam no meio dos eventos de fim de ano, então ele enviou a mensagem ‘Feliz Natal'”, declarou o chefe de desenvolvimento da Aguttes Auction House, o francês Maximilien Aguttes.
NFT do primeiro SMS enviado no mundo. (Foto: Reprodução/AFP).
Os tokens não fungíveis (abreviados por NFT na sigla em língua inglesa) são um ativo ou objeto virtual, capaz de hospedar objetos digitais ou mesmo artefatos artísticos, como desenhos e pinturas. A prática de venda desses ativos tem se popularizado e já venderam milhões de dólares.
A prática de comercializá-los teve início em meados do ano de 2017 e além dos exemplos já citados, também englobam imagens, vídeos, música e textos. Cada NFT possui uma assinatura digital que o torna exclusivo e as transações financeiras são mantidas em computadores ligados à rede blockchain.
Segundo Aguttes, a venda de obras intangíveis não é legalizada na França, por isso, a casa de leilões embalou o SMS numa moldura digital, exibindo o código da mesma e um protocolo de comunicação.
A identidade do comprador não foi divulgada até o momento. Esta pessoa deve receber a réplica do protocolo de comunicação original o qual transmitiu o SMS e os ganhos da venda serão enviados para a Agência das Nações Unidos para os Refugiados (ACNUR).
Foto de destaque: Reprodução/AFP.