Na noite do último domingo (26), teve o encerramento dos Jogos Parapan-Americanos 2023. A conclusão dos jogos contou com uma cerimônia realizada na Vila Parapan, em Cerrillos. A comemoração não contou com o público geral, apenas estiveram presentes na cerimônia atletas e voluntários.
A cerimônia
A cerimônia teve início com o levantamento da bandeira chilena, país sede, junto com o hasteamento foi entoado o hino do Chile, que foi acompanhado por uma orquestra. A atleta chilena Kiara Godoy fez a entrega da bandeira.
Em seguida cada país desfilou com as suas bandeiras, sendo representados por um ou dois atletas. O Brasil foi representado por Nathan Torquato, campeão do Taekwondo na categoria até 63kg. O desfile foi acompanhado pelo DJ Pablo Pesadilla que animou a todos que estavam presentes.
Logo após, a comissão dos Jogos Parapan-Americanos de Santiago fez uma homenagem aos voluntários. Foi transmitido pelo telão da vila um vídeo contendo alguns momentos deles na competição.
Na sequência, a celebração ainda contou as apresentações do cantor chileno Gepe, e o show solo da Princesa Alba.
Logo após, ocorreu a passagem da bandeira dos jogos Parapan-Americanos entre o Ministro dos esportes Jaime Pizarro e a ex-prefeita de Barranquilha Elsa Margarita, em seguida foi entoado o hino da Colômbia, que será o próximo país sede da competição.
Cerimônia de enceramento Parapan-Americanos. (Foto: reprodução/CPB/Esporte News Mundo)
Brasil fez história na competição
O Brasil fez bonito na competição e encerrou sua participação na competição com a melhor campanha da história. No total o Brasil conquistou 343 medalhas, sendo 156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes, são 35 medalhas a mais que na última edição, que ocorreu no Lima (Peru). O Brasil está em primeiro lugar no quadro de medalhas, no segundo lugar está os Estados Unidos, com 166 pódios, e em terceiro lugar com 161 medalhas está a Colômbia.
Foto destaque: Brasil é o primeiro na tabela de medalhas na competição. (Reprodução/Instagram/@ferlatkd)