Dentre as criptomoedas mais importantes, o preço do bitcoin (BTC) subiu 7,8% na semana passada, o dogecoin (DOGE) aumentou 3,5%, os preços do ethereum (ETH) e do binance (BNB) caíram alguns pontos base. O valor das criptomoedas mostra sinais de uma possível recuperação, durante as últimas oito semanas as moedas mostravam um sinal de colapso.
Criptomoeda. (Foto: Reprodução/Investing.com)
Vitalik Buterin, cofundador da Ethereum, disse na última quarta-feira (25) que há muito mais stablecoins condenadas a colapsar no futuro e que são fundamentalmente defeituosas, o cofundador disse também que o colapso da terraUSD (USTC) expõe o perigo às criptomoedas complexas e automatizadas.
Vitalik, em seu ensaio chamado “dois experimentos mentais para avaliar stablecoins automatizados”, disse que a construção de criptoativos com base na expectativa de crescimento contínuo e ilimitado é irracional e prejudicial.
Segundo Buterin: “A stablecoin deve, de alguma forma, ser capaz de responder a situações em que, mesmo com taxa de juros zero, a demanda por segurar o ativo supere a demanda por empréstimos”. “Se você não fizer isso, o preço sobe acima da indexação e a stablecoin se torna vulnerável a movimentos de preços em ambas as direções, que são bastantes imprevisíveis”, ressalta ele.
“Se a atividade futura esperada cair para quase zero, o valor de mercado do volcoin (moeda volátil usada para neutralizar as mudanças no preço de uma stablecoin) cai até que se torne pequeno em relação a stablecoin. Nesse ponto, o sistema se torna extremamente frágil, já que apenas um pequeno choque na demanda pela stablecoin pode levar o mecanismo a imprimir muitos volcoin, o que causa hiperinflação e, nesse ponto, a stablecoin perde valor também”, disse Buterin.
A maior queda de uma criptomoeda foi no início do mês, a stablecoin terraUSD perdeu aproximadamente, US$40 bilhões, esse ensaio de Vitalik foi uma resposta a esse “crash“.
“Desenvolvedores devem se afastar da ideia de que não há problema em alcançar a segurança confiando no crescimento sem fim”, disse o cofundador da Ethereum, para evitar que ocorra eventos como esse.
Foto destaque: Criptomoedas. Reprodução/Money Times