Nesta quarta-feira (15), a porta-voz do departamento de estado dos Estados Unidos, Kristina Rosales, declarou que seu país confia plenamente no sistema eleitoral brasileiro e que espera que o resultado final das urnas seja respeitado.
Manifestantes protestam pelo desaparecimento dos jornalistas Dom Phillip e Bruno Pereira (Foto: Reprodução/Rede Brasil Atual)
“A gente tratou o tema da democracia, do processo democrático, da eleição. No sentido de que a gente respeita e sabe que o Brasil tem um processo eleitoral e democrático, sabe que o processo tem funcionado. Muitos anos do processo eleitoral que deram resultado, vários presidentes de qualquer camada, a gente tem confiança de que esse processo vai funcionar nos próximos meses, na eleição de outubro”, garantiu Rosales.
“Temos a máxima confiança nesse sistema, sabendo que ele dá resultado para a voz do povo brasileiro. A gente espera que esse resultado seja respeitado e temos confiança de que isso vai acontecer”, completou.
As afirmações de Rosales surgiram cerca de quase uma semana após o encontro do presidente Jair Bolsonaro (PL) com o presidente norte-americano, Joe Biden, durante a Cúpula das Américas, em Los Angeles, na Califórnia. Na ocasião do encontro, Biden já havia dado sua opinião à Bolsonaro dizendo que acredita num processo “livre, justo, que vai obedecer e aceitar a voz do cidadão brasileiro”.
O que tem repercutido muito nos principais jornais mundiais é o desaparecimento do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips na região do Vale do Javari, próximo ao município de Atalaia do Norte, e sobre isso, Rosales disse que espera que o governo brasileiro tome alguma atitude para o desfecho do caso.
“A gente está sabendo dessa situação, é obviamente uma situação muito triste. Sabemos que o governo brasileiro está investigando. Nosso enviado para o clima, John Kerry, tratou em um pouco mais de detalhes, esperamos que tenha alguma resposta logo.”
“Os dois jornalistas [tanto o inglês quanto o indigenista] precisam ser encontrados e a gente espera que tenha alguma resposta, alguma ação logo do governo brasileiro.”
Foto destaque: Líderes dos países de todas as américas durante a Cúpula das Américas 2022 em Los Angeles (Foto: Reprodução/Getty Images)