Nesta terça-feira (11) a Conmebol divulgou uma importante notícia. A partir de 2023, todas as fases da Copa Libertadores e da Sul-Americana terão presença do VAR. Na edição de 2022 das duas competições, o árbitro de vídeo só entrava em ação a partir das oitavas de final. Agora, até mesmo as fases pré-eliminatórias poderão contar com o auxílio do VAR. A tecnologia também será usada nos jogos da Recopa Sul-Americana.
Cabine do VAR em La Bambonera estádio do Boca Juniors Reprodução/Getty Images
“A partir de 2023, Libertadores, Sul-Americana e Recopa contarão com o VAR em todas as fases da competição. Assim decidiu o Conselho da Confederação, reunido em Luque, ao comprovar que existem as condições técnicas e logísticas para aplicar esta medida e examinar as propostas das empresas fornecedoras que participaram da medida“, disse a Conmebol em nota divulgada.
“Desta forma, o sistema de revisão levará maior transparência a partir do início dos principais torneios de clubes do continente. Se trata de uma aspiração da Conmebol desde a implementação desta ferramenta tecnológica e de um pedido expresso de vários clubes que participam dos referidos torneios“, complementou a entidade.
A decisão foi tomada em uma reunião pela Conmebol, durante uma reunião de Conselho no Paraguai, que contou com a presença do presidente da Fifa, Gianni Infantino. Na reunião, o Conselho da entidade avaliou que existem condições para instalação do VAR em todos os estádios que poderão receber partidas da Libertadores e da Sul-Americana em 2023.
A Copa Libertadores foi o primeiro torneio internacional de clubes a usar o VAR, em 2018. Desde 2020 a entidade também passou a publicar os áudios e vídeos com os diálogos entre a cabine do VAR e os árbitros de campo.
Neste ano, dois clubes brasileiros pediram formalmente para a Conmebol usar a tecnologia desde a fase de grupos: o primeiro foi o América-MG, que logo teve seu pedido endossado pelo Atlético-MG.
Foto Destaque: Cabine do VAR na Neo Química Arena