Pelé viveu diversas polêmicas durante sua vida: Veja algumas famosas declarações do Rei

Sergio Gelio Por Sergio Gelio
3 min de leitura

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, no hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O Rei do Futebol conquistou três Copas do Mundo com a seleção brasileira e dois Mundiais de Clubes, duas Libertadores da América, seis campeonatos brasileiros e diversos outros torneios pelo Santos.

Uma figura admirada por todo o mundo, Pelé enfrentou algumas polêmicas ao longo de sua vida. Veja algumas declarações famosas do Rei que geraram grandes debates.


Pelé morre aos 82 anos (Foto: Reprodução/Twitter)


Somos os maiores do mundo

Em 1977, se encontrou com o lutador Muhammad Ali, nos Estados Unidos e disse ao lutador: “Você está certo. Somos os maiores do mundo”.

Críticas a Maradona

Pelé e Maradona cultivaram uma boa relação em diversos momentos. Apesar disso, o Rei não deixou de criticar o argentino em certas oportunidades. Ele chegou a dizer que Zico era muito mais importante para o seu time do que Maradona.

“Zico é muito mais importante para uma equipe do que Maradona. Basta ver os gols que ele fez, decidindo. Já Maradona não tem tanta importância.”

“Antes de falar do Pelé, Maradona precisa pedir autorização para o Zico, o Sócrates, o Romário, o Tostão, o Rivelino”.

Pelé também chegou a comparar as características de Maradona com Messi, e ainda disse que Neymar poderia se tornar melhor que os dois.

“O Maradona só jogava com a perna esquerda e não era muito forte de cabeça. O Messi é mais ou menos uma cópia dele. O Neymar pode vir a ser melhor que os dois.”

Regime militar

A vitória do Brasil na Copa do Mundo foi utilizada pelo governo da época para a própria propaganda. No entanto, Pelé criticou o regime e revelou não ter jogado a Copa seguinte por conta de seu descontentamento.

“Muita gente não sabe, mas não joguei em 1974 por desgosto em relação ao regime político do país. Era a época da ditadura.”

Pelé é único

Pelé sempre teve a humildade no seu repertório de características. Apesar disso, nunca deixou de reconhecer seu talento para jogar futebol. 

“Tentam encontrar um novo Pelé, mas isso ninguém pode ser. Como na música, em que só existe um Frank Sinatra e um Beethoven, ou nas artes, com um único Michelangelo, no futebol só há um Pelé.”

“Igual a Pelé não tem nem vai ter. Minha mãe me fez e fechou a fábrica”.

 

Foto destaque: Pelé. Reprodução/Twitter

Deixe um comentário

Deixe um comentário