O narrador Cléber Machado foi demitido da Globo por decisão da emissora nesta quarta-feira (22). A notícia, veiculada primeiramente pelo portal Notícias da TV, foi confirmada para outros sites ao longo da noite.
Ainda segundo o portal, o motivo envolve a renovação no setor esportivo da rede de televisão. Por conta da saída do narrador, a vaga para narrar os jogos de clubes paulistas ficará vazia na Emissora até a definição do novo profissional ao posto.
Em nota enviada para o jornal LANCE!, a emissora esclareceu a respeito da demissão e garantiu que “as portas estão abertas” para Cléber no futuro:
“O vínculo fixo de Cléber Machado com a Globo chega ao fim, mas as portas da empresa continuam abertas para novos projetos no futuro. Nos últimos 35 anos, Cleber Machado narrou grandes momentos do esporte brasileiro na Globo. Sua história profissional se mistura à história do esporte da Globo e, além de futebol, automobilismo, basquete, vôlei, atletismo, entre outras modalidades, ele mostrou versatilidade ao atuar também como apresentador e comentarista em programas da TV Globo e do sportv e ao ancorar transmissões de desfiles de Carnaval. Grande profissional, Cleber esteve presente nos principais eventos esportivos nacionais e internacionais ao longo das últimas décadas e contribuiu para alimentar a paixão do brasileiro pelo esporte, especialmente o futebol”.
{slide}
Cléber tem 60 anos e entrou na Globo em 1988. Ele permaneceu na emissora por 35 anos e, antes, passou por outras redes como a Gazeta, TV Tupi e Bandeirantes.
O narrador atuou em esportes esportivos de futebol como a Copa do Mundo (no qual narrou em nove edições seguidas, entre 1990 e 2022), Taça Libertadores, Campeonato Paulista, Mundial de Clubes e Campeonato Brasileiro. Além disso, narrou corridas na Fórmula 1, torneios de futsal e modalidades dentro e fora do período das Olimpíadas, como vôlei e atletismo.
Cléber também atuou como apresentador e comentarista de programas esportivos nos canais Sportv, como o “Arena Sportv” (entre 2004 e 2010). Fora do ramo esportivo, narrou e apresentou os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro entre 2001 e 2009, além dos desfiles de São Paulo entre 2010 e 2013.
O narrador e apresentador venceu prêmios de Comunicação em modalidades esportivas, a exemplo do Troféu ACEESP, feito pela Associação dos Cronistas Esportivos de São Paulo, na categoria “Narrador de TV“, por sete edições (1998, 2000, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011); Troféu Imprensa, na categoria “Melhor Locutor Esportivo” (2000, 2003 e 2004); e o Prêmio Comunique-se, na categoria de “Locutor Esportivo” (2004, 2008, 2011, 2015, 2017 e 2019).
Machado ficou de fora da relação de narradores que atuaram diretamente no Catar durante a Copa do Mundo de 2022, atuando dos Estúdios Globo. Luís Roberto foi o escolhido para ir ao país do Oriente Médio e, além disso, atuou em narrações de jogos das principais competições do futebol brasileiro no início deste ano.
Outras saídas de narradores
Recentemente, outros narradores vinculados à Globo saíram da emissora. A mais impactante foi a de Galvão Bueno, que fez sua última locução na emissora na final da Copa do Mundo do Catar, no jogo entre França e Argentina e saiu da emissora após 41 anos. O narrador anunciou a saída em março de 2022, após o jogo entre Brasil e Chile pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, porém, a decisão ocorreu pouco após as Olimpíadas de Tóquio, evento que aconteceu em 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus.
O caso mais recente antes de Cléber Machado foi o de Jota Jr., que saiu da emissora após 23 anos. O narrador foi demitido no último dia 14 de março.
Foto Destaque: o narrador Cléber Machado durante a Copa do Mundo do Catar Reprodução: Globo/UOL Esporte