A Marisa, gigante rede brasileira de moda feminina, reportou um prejuízo líquido de R$159 milhões nos primeiros três meses de 2023. O prejuízo do primeiro trimestre deste ano representa um aumento de 64,2%, quando comparado ao mesmo período do ano passado.
A escalada do prejuízo aconteceu apesar de a receita líquida da empresa ter aumentado em 1,3%, chegando a R$440,5 milhões.
“Tal crescimento foi dirigido por melhores vendas em lojas físicas, mesmo considerando o fechamento de 14 lojas nos últimos 12 meses anteriores a março, e por um preço médio 14,3% maior, saindo de R$ 42,81 para R$ 48,93”, explica a Marisa no documento publicado na noite desta segunda-feira (15). “O volume de peças vendidas caiu 11,7%, de 12,9 milhões no primeiro trimestre de 2022 para 11,4 milhões na base de vendas mesmas lojas”.
Em unidades físicas, o faturamento da Marisa aumentou 5% no ano, contabilizando R$548,1 milhões. Em lojas digitais, a receita da empresa retraiu 32,5%.
Divulgação dos resultados de 2021 e 2022 da Marisa. Reprodução: Lojas Marisa/Divulgação
A companhia destacou que o lucro bruto aumentou 6% em base anual, contabilizando R$218 milhões, expandindo um pouco mais de 2 pontos porcentuais de margem bruta, chegando a 49,5%. A explicação para este fato é a de uma nova proposta de valor, maior sortimento de produtos, e melhores táticas de racionalização de liquidações e descontos.
“Os aumentos verificados na receita e lucro bruto na operação de varejo neste trimestre, aliados à progressiva redução no nível de despesas operacionais, contribuirão de forma decisiva para, em curto espaço de tempo, diluir o volume de despesas fixas e gerar um Ebitda positivo para o varejo”. O plano de reestruturação da Companhia, em implantação desde fevereiro de 2023, inclui, entre outros pontos, o fechamento de lojas com margens de contribuição menores ou deficitárias e o corte de custos e despesas fixas ao longo do ano”.
A Marisa registrou ainda um resultado negativo de R$84,1 milhões, valor 83,8% maio do que o resultado negativo do mesmo período de 2022.
Foto destaque: Loja da Marisa no Shopping D. Pedro/Reprodução: CNN/Vitor Reis Primo