A temporada de 2022 promete grandes mudanças na Fórmula 1, e a Alpine promete ir muito além da mudança apenas nos carros, a equipe passa por uma grande reestruturação visando retornar às vitórias do tempo de Renault.
A reestruturação passa pela saída de Alain Prost, que era diretor não-executivo e embaixador da marca desde o seu retorno à Fórmula 1, ainda batizada de Renault. O tetracampeão mundial de Fórmula 1 tem estreitas relações com a montadora francesa, foi piloto da marca na categoria entre 1981 e 1983, em 2014 foi um dos fundadores da equipe de Fórmula-E Renault E-DAMS, onde permaneceu até 2018, quando a Nissan passou a controlar o time. Após isso, Prost se dedicou exclusivamente à Renault na Fórmula 1, e passou a ser diretor não-executivo da escuderia. Ainda se manteve na equipe após a mudança de nome para Alpine, mas segundo portais especializados, o contrato de Prost com a Alpine não foi renovado para 2022.
Na semana passada, Laurent Rossi, CEO da Alpine, já havia anunciou a saída do Diretor-Executivo Marcin Budkowski, e após a saída de Prost, os rumores da chegada de Otmar Szafnauer , Ex-Aston Martin, se intensificam. Embora o Cargo de Chefe de equipe não exista dentro da composição organizacional da Alpine, Szafnauer deve ser anunciado em uma função similar à que Budkowski ocupava, e deve trazer consigo à empresa austríaca de tratamento de água BWT.
Ocon venceu o GP da Hungria de 2021. Foto: Reprodução/Formula1.com
Szafnauer trabalhou com a empresa austríaca entre 2017 e 2020, quando a BWT era a principal patrocinadora de Force India e Racing Point. Em 2021, a equipe passou à se chamar Aston Martin e o patrocinador principal da equipe passou à ser a Cognizant. Além disso, a mudança aconteceu também na cor do carro, que passaria a ser o tradicional British Racing Green, o que desagradou à BWT, que presa pela cor de rosa nos carros que patrocina. Szafnauer conseguiu contornar a situação, pintando detalhes cor de rosa no veículo.
Caso o patrocínio e a chegada de Szafnauer se concretizem, seria o reencontro do executivo e da patrocinadora com Esteban Ocon, que estivem juntos na Force India em 2017 e 2018, e conquistaram como melhor resultado o 5º lugar em duas provas na temporada de 2017.
As mudanças fazem parte do plano de Laurent Rossi para estabelecer a Alpine como uma equipe de ponta na F1 em menos de 100 corridas. e apostam principalmente no teto orçamentário e nos novos carros da temporada de 2022.
Os testes de pré-temporada estão marcados para os dias 23, 24 e 25 de Fevereiro em Barcelona, na Espanha.
Foto Destaque: Alain Prost, Ex-diretor não-executivo da Alpine. Foto: Reprodução/ Charles Coates/ Motorsport.com