Governo do Rio Grande do Sul decreta estado de calamidade pública, após os grandes temporais que sobrevieram sobre o estado gaúcho, desde segunda-feira (29). Muitos municípios da Serra Gaúcha foram atingidos por fortes chuvas, enchentes, vendavais e alagamentos, que resultaram 13 mortes, 21 desaparecimentos e deixaram 8 mil pessoas desabrigadas, conforme o g1.
Um pedido de socorro pelo Rio Grande do Sul
Diante da tragédia que está assolando a vida de diversos gaúchos, alguns famosos se mobilizaram por meio das redes sociais, para pedir ajuda para as populações atingidas. O ex-bbb e finalista do reality Big Brother Brasil 24, Matteus Amaral, de Alegrete, cidade do interior do estado, se pronunciou com conselhos para os seguidores, indicando que procurassem a Defesa Civil e vaquinhas onlines de organizações sociais para auxiliar as pessoas desabrigadas.
“Infelizmente, está tendo essas chuvaradas, está tendo muita gente, muitas cidades estão sendo alagadas, invadidas por rios. Venho aqui pedir para vocês gaúchos e pessoas de fora, quem tiver uma condição melhor, procurar a Defesa Civil da sua cidade e organizações para ajudar essas pessoas, é muita gente precisando de ajuda”
ex-bbb Matteus Amaral
A apresentadora, empresária e ex-modelo brasileira Ana Hickmann, de Santa Cruz do Sul, cidade também atingida, no centro do Rio Grande do Sul, demonstrou seu apoio aos conterrâneos, com o compartilhamento de um vídeo da prefeitura com recomendações a população.
“Nossas orações estão com vocês”
Ana Hickmann
Stories da apresentadora (Foto: reprodução/Instagram/@ahickmann)
A cantora, compositora e atriz, Elba Ramalho, se manifestou no Instagram a respeito da devastadora situação que está ocorrendo no estado.
“Estamos passando pela maior tragédia da história do Rio Grande do Sul. Ore, reze, doe, ajude”
Elba Ramalho
Publicação da cantora (Foto: reprodução/Instagram/@elbaramalho)
O comediante, youtuber, ator e pugilista Whindersson Nunes, afirmou na plataforma X, estar disposto a auxiliar no socorro dos sobreviventes ilhados na região.
“As pessoas do Rio Grande do Sul procuram por helicópteros pra tirar pessoas em cima das casas. Se tiver alguém com vergonha na cara de ajudar com o dinheiro de uma bolsa dessas, ou um tênis, ou qualquer coisa que não sirva pra merda nenhuma a não ser elevar seu ego, vou estar educadamente esperando seu contato, nos podemos ir atrás de helicópteros”
Whindersson Nunes
Nos stories do Instagram, Luísa Sonsa também expressou solidariedade às vítimas da grande tragédia climática que atingiu a região da Serra Gaúcha.
Stories da cantora pedindo ajuda para os afetados do estado (Foto: reprodução/Instagram/@luisasonza)
A cantora indicou formas de contribuir para ajudar a população do estado.