Morre Bruce Gowers, aos 82 anos

Lucas Souza Por Lucas Souza
3 min de leitura

Morreu no último domingo (15) o diretor Bruce Gowers. Ele é conhecido por ter revolucionado a indústria fonográfica ao dirigir o clipe de “Bohemian Rhapsody”, do Queen, em 1975. O vídeo tem cerca de seis minutos e mudou completamente a forma como se consumiria música posteriormente. A família de Gowers comunicou que sua morte se deu por conta de uma infecção respiratória aguda. Ele tinha 82 anos. 

Bruce Gowers também dirigiu outros videoclipes do Queen. Além de “Bohemian Rhapsody”, ele esteve à frente de “Somebody To Love” e “You’re My Best Friend”. Além disso, colaborou na videografia de grandes artistas como Michael Jackson (“Rock with You”), Rod Stewart (“Hot Legs”), Prince (“1999”), The Rolling Stones (“Fool to Cry”) e Rush (“Limelight” e “Tom Sawyer”). 

Seu trabalho como diretor e produtor não se limitou somente a videoclipes. Bruce também dirigiu importantes premiações da indústria, como Emmys, Billboard Music Awards, MTV’s Music Video and Movie Awards e People’s Choice Awards.

Sobre o vídeo de “Bohemian Rhapsody”, era nítido o quão orgulhoso Gowers se sentia por aquele trabalho. Em entrevista ao Daily Mail, o britânico disse: “Mudou a forma como a música era percebida; todo mundo estava fazendo vídeos e as bandas estavam vendo suas vendas e posições nas paradas subirem se seus vídeos fossem bons”.


<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/fJ9rUzIMcZQ” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” allowfullscreen></iframe>

Clipe de “Bohemian Rhapsody” (Reprodução: YouTube)


Ao longo de sua carreira, Bruce também teve seu trabalho reconhecido através de prêmios. Em 1986, o diretor ganhou um Grammy pelo clipe de “Heart of Rock and Roll”, de Huey Lewis and the News. Ele também venceu o Emmy de Melhor Direção pelo reality “American Idol”, em 2009. 

Gowers deixa sua esposa, Charlene, dois filhos, Katharine e Sean, e mais quatro netos. 

Bohemian Rhapsody

A faixa que ganhou o videoclipe responsável por mudar para sempre o mercado da música pertence ao álbum “A Night at the Opera”, o quarto registro lançado pelo Queen. O disco foi lançado em 1975 e é um dos mais conhecidos da banda. A música “Bohemian Rhapsody” é um fenômeno até hoje, e tamanho foi seu impacto que a cinebiografia do grupo recebeu o mesmo título.

 

Foto Destaque: O diretor Bruce Gowers. Reprodução/Twitter

Deixe um comentário

Deixe um comentário