Juliana Viana conquista a primeira vitória do Brasil no badminton feminino

Rafael Costa Por Rafael Costa
3 min de leitura
Juliana Viana em jogo contra a atleta de Hong Kong (Reprodução/AFP/David Gray/Getty Images Embed)

Nesta terça-feira, (29), Juliana Viana venceu por 2 sets a 0 a atleta de Hong Kong, Lo Sin Yan Happy,, e assim conseguiu ser a primeira atleta brasileira a conquistar uma vitória no Badminton feminino.

A partida aconteceu na Arena La Chapelle – Tablado 1, na França. Com essa vitória, Juliana Viana segue com chances de se classificar para a próxima fase. Isso porque, na primeira partida a atleta brasileira, ela acabou perdendo por 2 sets a 0, para a Supanida Katethong, da Tailândia.

Juliana Viana terá que aguardar a partida entre as atletas de Hong Kong e Tailândia, a partida que interessa a brasileira vai acontecer na terça-feira 30 de julho.


Juliana Viana em sua primeira vitória no badminton feminino (Foto: Reprodução/AFP/Arun Sankar/Getty Images Embed)


A carreira de Juliana Viana

Juliana Viana é de Teresina, Piauí, e é a atual 50ª do ranking internacional do badminton feminino. Juliana começou a jogar badminton ainda na infância em um projeto social de extensão universitária, da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Ela começou a competir no cenário internacional aos 14 anos de idade, quando competiu na categoria sub-15 no 27º Campeonato Pan-americano Júnior de Badminton em 2018. A partir desse campeonato ela começou a ganhar destaque no cenário nacional de badminton.

Ela coleciona até agora em sua carreira uma medalha de bronze no Pan-Americanos por duplas, nesse campeonato Juliana Viana jogou com a também piauiense Sânia Lima.

Conheça o básico sobre o badminton

Por ser uma modalidade com pouca visibilidade, é importante conhecer um pouco do esporte. Por isso, é fundamental explicar as regras básicas do badminton.

O badminton foi criado na Inglaterra e teve suas regras criadas em 1877. A modalidade é praticada com duas pessoas e cada uma tem uma raquete de 80 gramas, e para disputar pontos é preciso uma peteca de 5 gramas.

O esporte foi colocado nas Olimpíadas em 1992, em Barcelona, e segue até os dias de hoje nos Jogos Olímpicos.

Deixe um comentário

Deixe um comentário