Diante do aumento alarmante de casos de síndrome gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado do Amapá, a Marinha do Brasil tomou a iniciativa de enviar dois tanques contendo 12 mil toneladas de oxigênio, juntamente com outros equipamentos essenciais, para reforçar o atendimento na rede pública hospitalar. A lotação completa de todas as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas agravou ainda mais a situação. Esses tanques de oxigênio serão de extrema importância, pois possibilitarão a criação de 30 novos leitos no Hospital Universitário (HU), incluindo 10 leitos específicos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Vale ressaltar que esse hospital já desempenhou um papel crucial durante o pico da pandemia de covid-19.
“O abastecimento de oxigênio dentro dos nossos hospitais está normal. Esse navio da Marinha que está chegando com tanques de oxigênio são necessário para que os novos leitos do HU comecem a funcionar. Normalmente demorariam mais de 45 dias para chegar, mas o Pará tinha material disponível para encaminhar. Atualmente, estamos bem estáveis com o nosso estoque, mas já nos prevenirmos para qualquer mudança dessa demanda”, disse a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.
Em resposta à gravidade da situação, o governo estadual decretou estado de emergência na saúde pública em 13 de maio. Desde a data do decreto, lamentavelmente, quatro crianças perderam a vida em hospitais públicos devido a doenças respiratórias, sendo que três desses óbitos ocorreram em dias consecutivos, como relatado pela secretaria de Saúde. O senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) fez um apelo enfático à população, solicitando que todos mantenham suas vacinações em dia, ressaltando a importância dessa medida para combater a atual crise de saúde.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>O Amapá enfrenta uma crise sanitária pelo aumento de casos graves de síndromes gripais em nossas crianças. A forma de prevenir é imunizá-las com a vacina, a partir de 6 meses de vida. Procure uma unidade básica. A vacina nos livrou de uma pandemia, e vai continuar nos protegendo! <a href=”https://t.co/dlFRK5QfHR”>pic.twitter.com/dlFRK5QfHR</a></p>— Randolfe Rodrigues (@randolfeap) <a href=”https://twitter.com/randolfeap/status/1658894853588041729?ref_src=twsrc%5Etfw”>May 17, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Senador Randolfe Rodrigues. Reprodução: Twitter
Após uma reunião feita, entre o estado e a prefeitura de 16 municípios, foi feito um acordo para definir as medidas que devem ser tomadas:
- Aumento de UTIs em Macapá e Santana
- Intensificação da campanha de vacinação
- Decreto com medidas sanitárias
- Restituição do Comitê de Emergência em Saúde
- Reforço de oxigênio nas unidades de saúde
- Aumento de escalas de plantões
Foto destaque: Marinha do Brasil/Divulgação