Segundo um estudo publicado esses dias na revista ‘Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports’, a melhora da qualidade geral, bem como o aumento do tempo investido em leitura e esportes e hábitos alimentares mais nutritivos, contribuem para as habilidades entre as crianças nos dois primeiros anos de sua jornada escolar.
Habilidades e raciocínio são essenciais na aprendizagem. “Crianças com planejamento alimentar mais saudáveis mostraram maior desenvolvimento do que outras crianças. Menor consumo de carne vermelha e maior consumo de leites e derivados com baixo teor de gordura foram significativos na melhores habilidades de raciocínio“, conta o pesquisador Sehrish Naveed, residente da Universidade da Finlândia.
Os resultados desta pesquisa, tem como fundamento os dados do estudo Physical Activity and Nutrition in Children (PANIC). Essa pesquisa observou os efeitos de uma restrição alimentar e uma intervenção de atividade física entre 397 crianças do país.
Crianças se divertindo (Foto: Divulgação/Hospital Santa Monica/iStock)
Brincar é importante
Brincadeira escolhida voluntariamente é quando uma criança controla suas brincadeiras seguindo seus próprios instintos e imaginação. Eles brincam sem serem interrompidos por adultos. Não há um jeito correto ou errado de brincar. As brincadeiras opcionalmente escolhidas melhoram a saúde e o bem-estar para o desenvolvimento dos pequenos.
Foram também estudadas as associações de fatores dietéticos, esportes e comportamento sedentário. Os resultados indicaram que os pequenos que passaram mais tempo lendo e praticando atividades, mostraram maiores habilidades de raciocinar. Por outro lado, o tempo excessivo gasto em um computador e atividades sem supervisão foram associados a habilidades mais pobres.
A Tecnologia é prejudicial
Tempo no celular, transporte escolar, atividades durante o recreio e intensidade física não contribuíram para a classe das melhores habilidades de raciocínio. Mais da metade das crianças participaram de uma dieta individualizada de dois anos com a intervenção de atividade física. No entanto, a intervenção não atingiu as habilidades de raciocínio, com as crianças dos grupos de intervenção e controle exibindo desenvolvimento cognitivo semelhante.
“Na vida de crianças em fase de desenvolvimento, a restrição alimentar e a proibição da atividade são apenas um fator que influencia o estilo de vida e as habilidades de raciocínio. Com base nos dados de nosso estudo, investir em uma dieta equilibrada e incentivar as crianças a ler são benéficos para o desenvolvimento do raciocínio.”, finalizou o médico Eero Haapala.
Foto destaque: Crianças brincando ao ar livre. Reprodução/iStock/