Um estudo lançado pela Unesco, para abrir a conferência da ONU para o dia mundial da água, aponta que cerca de um quarto da população global não possui acesso a água potável e que 46% da população global não tem acessso a saneamento básico seguro. É estipulado que o problema possa atingir até 2,4 bilhões de pessoas até 2050.
A população mundial alcança, nos dias de hoje, a casa dos 8 bilhões de habitantes. O estudo realizado pelo Unesco aponta que 26% da população global não tem acesso à água potável, o equivalente a 2 bilhões de pessoas. Ainda segundo o estudo, cerca de 46% dos habitantes do planeta não possuem serviço de saneamento seguros, o que equivale a 3,6 bilhões.
Os números são dos novos relatório da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura em parceria com a ONU Água, o estudo foi divulgado nesta quarta-feira, na abertura da conferência da ONU sobre a água em Nova York.
Neste 22 de março, a organização também marca o Dia Mundial da Água, que este ano busca debater soluções para a crise de acesso e serviços de higiene, além de buscar cooperação sobre uso e gerenciamento do recurso para evitar uma crise global. Os dados fornecidos pela Unesco apontam para um cenário desafiador. De acordo com o estudo, entre dois e três bilhões de pessoas sofrem com a falta de água. Este quadro representa graves riscos para o meio de subsistência, principalmente da segurança alimentar e do acesso à eletricidade.
População com padrão de vida precário, cerca de 46% das pessoas no mundo nãõ possuem acesso ao saneamento básico. (Imagem: Reprodução/Instagram/tratabrasil)
O levantamento também alerta que a população urbana global que enfrenta a escassez de água está projetada para dobrar. Quando realizado em 2016, o estudo apontou que eram 930 milhões de pessoas sofrendo com a falta de água. O número deve ficar entre 1,7 bilhão e 2,4 bilhões até 2050.
O Dia Mundial da Água ocorre no dia 22 de março, e tem como objetivo conscientizar a população sobre o uso da água, sem o desperdício e nem gasto desnecessário desse elemento tão crucial para a vida.
Foto destaque: imagem da UNICEF para incentivar a conscientização do uso da água. Reprodução/WHO/UNICEF