Chuvas voltam a castigar o estado de Santa Catarina nesta quinta-feira (2), feriado de Finados. Principais estragos acontecem na região Oeste, que já havia registrado mortes e outros prejuízos em outubro, também por conta das enchentes.
Entre as ocorrências, estão alagamentos e interdições de estradas. O mau tempo foi provocado pela formação de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical. Segundo a Defesa Civil, há chance de raios, queda de granizo e chuvas intensas até amanhã, sexta-feira (3).
Chuva forte interdita estradas e deixa cidades embaixo d’água em SC (Vídeo: reprodução/dailymotion.com/NSC Total)
Cidades afetadas
Comércios, escolas, residências e veículos foram atingidos por alagamentos durante a manhã de hoje em Maravilha. Três famílias ficaram desalojadas na cidade e a orientação do município é de que os moradores de áreas mais baixas deixem suas casas por conta do risco de enchentes ao longo do dia.
Números do desastre
O desastre climático já atingiu metade do estado de Santa Catarina, deixando um prejuízo de R$1,2 milhões. Santa Catarina contabiliza enchentes, uma pessoa morta e rodovias interditadas. Na cidade de Quilombo, ruas foram alagadas por conta das fortes chuvas durante a madrugada. De acordo com o Corpo de Bombeiros, famílias ilhadas precisaram ser resgatadas.
Após um deslizamento de terra esta manhã, a rodovia SC-480, responsável pela ligação entre Santa Caratina e o Rio Grande do Sul foi interditada. Segundo o Corpo de Bombeiros de Chapecó, cerca de 100 metros da via foram tomados pela lama, pedras e árvores. A via segue sem previsão para sua liberação. Rios transbordaram nas cidades de Jardinópolis e São Domingos. A água invadiu casas e arrastou diversos carros.
No estado do Paraná, mais de 60 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas nos últimos sete dias e mais de 5 mil seguem isoladas ou desabrigadas. Os estudantes paranaenses conseguiram a reaplicação da prova do Enem por conta dos desastres provocados pelas fortes chuvas.
Telefones para pedir ajuda:
Corpo de Bombeiros: 193;
Polícia Militar: 190;
Defesa Civil: 199.
Foto Destaque: Enchentes em Santa Catarina (Reprodução/papanduvanoticias)