Nesta quinta-feira (12), Itamaraty segue em negociações para resgatar brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Segundo o embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candreas, 28 pessoas, incluindo 15 crianças, estariam aguardando a volta ao país.
A operação planeja utilizar passagem por Rafah, na fronteira com Egito, para repatriação dos brasileiros, eles atravessariam o caminho de ônibus até Cairo para, assim, pegarem um avião até ao Brasil. No entanto, devido a problemas de segurança, a operação ainda não está confirmada.
Dificuldades para iniciar a repatriação
Desde antes do início do conflito, a passagem de Rafah é controlada pelos governos do Egito e de Israel. Na segunda-feira (9), este monitoramento aumentou, uma vez que Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro israelense, decretou um “bloqueio total” da Faixa de Gaza, proibindo a travessia de pessoas, o fornecimento de suprimentos, energia elétrica e combustível.
Além disso, segundo a Agence France-Presse (AFP), entre segunda-feira (9) e terça-feira (10), as tropas israelenses teriam bombardeado pelo menos três vezes o trecho de Rafah, considerada como passagem para a repatriação dos brasileiros.
Soldados israelenses apontam tanque de guerra em direção à Faixa de Gaza. (Foto: reprodução/Metrópolis)
Abdel Fattah al-Sisi, presidente do Egito, manifestou na última terça-feira (10) que o país não permitiria que o conflito fosse resolvido “às custas de outros“. Especialistas defendem que esta foi uma aparente referência ao risco de que parte dos 2,3 milhões de residentes de Gaza tentem fugir para o Egito.
Por isso, o Brasil aguarda a autorização do governo egípcio para tentar repatriar 28 brasileiros que estão na Faixa de Gaza.
Repatriação de brasileiros em Israel
Na madrugada desta quinta-feira (12), o segundo voo da FAB aterrissou no aeroporto do Galeão, Rio de Janeiro, com 214 passageiros, além de cães e gatos. A aeronave KC-30, um airbus A330-200, decolou de Tel Aviv, Israel, às 12h30 (horário de Brasília) da quarta-feira (11) e chegou ao Brasil após 14 horas de voo, sem escalas.
A “Operação Voltando em Paz” já resgatou 425 brasileiros em Israel. Até sábado (14), o Itamaraty pretende alcançar a meta de 900 repatriados.
Foto destaque: Palestinos caminham em meio destruição em Gaza. Reprodução/ Hassan Eslaiah/AP