No fim desta noite de quinta-feira (16) e na madrugada de sexta (17), o temporal no Oeste de Santa Catarina causou estragos com chuva de granizo e fortes enchentes em municípios bem populosos como os de Blumenau e Chapecó, locais onde também foram registrados alagamentos, quedas de árvore, e danos severos nos telhados.
Até o momento o estado já anunciou que duas pessoas morreram devido às condições climáticas anormais. Eram duas idosas que tiveram o carro atolado em enchente na cidade de Taió em torno das 20h, um fenômeno que se repetiu com vários veículos presos nos alagamentos em toda a região.
As mortes tratam de apenas um de 49 casos de alagamento que foram registrados, junto com ventos de até 100 km/h – e, de acordo com as previsões metereológicas, o mau tempo pode ainda continuar até o sábado (18), conforme o aviso da Defesa Civil de Santa Catarina sobre chuvas volumosas.
Rodovia BR-470, em Agronômica, no Vale do Itajaí. (Foto:reprodução/PRF)
Causas do temporal frequente
Em grande parte, o temporal foi resultado do encontro de uma frente fria – que tem subido pelo sul do país – com uma forte massa de ar quente e úmida vinda da região amazônica – em parte a mesma que é responsável pela onda de calor no Sudeste e Centro-Oeste, embora não completamente. É uma situação supostamente fora do normal – mas as chuvas já são cada vez mais comuns.
“Erval Velho novamente debaixo d’água,” disse o prefeito da cidade do Oeste de Santa Catarina, Severino Jaime Schimidt. “Dá uma olhada aqui. Uma rua não é mais rua, é rio.”
Trata-se de uma situação similar à do mês passado, quando em outubro Santa Catarina também presenciou fortes chuvas e enchentes. No caso atual, desde à noite de quarta-feira (15), estragos tem sido registrados principalmente no Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis, com o alagamento de ruas e imóveis, rodovias interditadas e desabamentos.
Amostra de pedras de granizo observadas em Mondaí. (Foto:Reprodução/Corpo de Bombeiros)
Casos preocupantes
Alguns dos registros sobre os efeitos do temporal atual são os seguintes:
- Desabamento da casa em Florianópolis, no bairro Agronômica;
- Deslizamento de terra atinge casa em Lages, maior cidade da Serra;
- Várias rodovias interditadas (BR-282: São José do Cerrito, BR-470: Ibirama, e BR-280: Serra de Corupá);
- Alagamentos extensos em Blumenau, no Vale do Itajaí, e no Brusque;
- Tempestade com granizo em Mondaí e Xanxerê;
- Duas mortes, já mencionadas, em Taió.
Foto Destaque: Alagemento em Taió, no Vale do Itajaí. (Reprodução/Corpo de Bombeiros)