Jair Bolsonaro é alvo de medidas do STF e recebe apoio de Trump em meio a investigações por tentativa de golpe

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se tornou alvo de novas ações da Justiça. Na última sexta-feira (12), a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em locais ligados a ele, como sua casa e o escritório político na sede do PL, em Brasília. Além disso, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal […]

18 jul, 2025
Foto destaque: Jair Bolsonaro em um discurso (Reprodução/MATEUS BONOMI/AFP/Getty Images Embed)
Foto destaque: Jair Bolsonaro em um discurso (Reprodução/MATEUS BONOMI/AFP/Getty Images Embed)
Jair Bolsonaro é alvo de medidas do STF e recebe apoio de Trump em meio a investigações por tentativa de golpe

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se tornou alvo de novas ações da Justiça. Na última sexta-feira (12), a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em locais ligados a ele, como sua casa e o escritório político na sede do PL, em Brasília. Além disso, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou três medidas restritivas: Bolsonaro deve usar tornozeleira eletrônica, está proibido de usar redes sociais e também de ter contato com o filho Eduardo Bolsonaro.

PF cumpriu ordens de mandado na casa de Bolsonaro e na sede do PL

Essas decisões fazem parte do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Segundo o STF, há suspeitas de que Bolsonaro e seus aliados tenham planejado um movimento para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Conversas, documentos e ações que indicariam uma estratégia para desacreditar o sistema eleitoral e convocar as Forças Armadas estão entre as provas analisadas pela Corte.

Na manhã de sexta-feira, a Polícia Federal realizou buscas em locais ligados a Jair Bolsonaro. Entre os alvos estavam a residência do ex-presidente e seu escritório político, que funciona na sede do Partido Liberal (PL), em Brasília.

Logo após as medidas, Bolsonaro foi levado para instalar a tornozeleira eletrônica. A decisão de Moraes causou forte reação política e movimentou os bastidores em Brasília. Muitos aliados do ex-presidente classificaram as medidas como exageradas.

Trump acusa de “caça as bruxas” condenação de Bolsonaro

Em meio à repercussão, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, saiu em defesa de Bolsonaro. Em uma postagem nas redes sociais, Trump criticou a atuação da Justiça brasileira e disse que Bolsonaro está sendo perseguido por motivos políticos. Para o republicano, seu aliado brasileiro está sendo alvo de um sistema que quer calar vozes conservadoras.


Trump publicou na noite de ontem (17) uma carta em apoio a Bolsonaro (Foto: reprodução/X/@TrumpDailyPosts)

As falas de Trump reforçam a ligação entre os dois políticos, que já haviam se apoiado mutuamente em outros momentos. Ambos enfrentam acusações relacionadas a ataques contra a democracia: Trump por sua tentativa de reverter o resultado das eleições de 2020 nos EUA, e Bolsonaro por suspeita de tentar impedir a posse de Lula em 2023.

Mais notícias