PIB dos Estados Unidos cai em 0,3% nos primeiros meses de governo Trump

Trump negou a relação da queda com o tarifaço anunciado recentemente. O presidente americano afirmou que os índices vão melhorar quando as tarifas entrarem em vigor. “Só assumi em 20 de janeiro. As tarifas começarão a valer em breve, e as empresas estão começando a se mudar para os EUA em números recordes. Nosso país […]

30 abr, 2025
Foto destaque: Bandeira americana (Reprodução/Brett Sayles/Pexels)
Foto destaque: Bandeira americana (Reprodução/Brett Sayles/Pexels)
Bandeira americana pendurada no mastro

Trump negou a relação da queda com o tarifaço anunciado recentemente. O presidente americano afirmou que os índices vão melhorar quando as tarifas entrarem em vigor. “Só assumi em 20 de janeiro. As tarifas começarão a valer em breve, e as empresas estão começando a se mudar para os EUA em números recordes. Nosso país prosperará, mas precisamos nos livrar do ‘excesso’ de Biden”, publicou Trump nas redes sociais.

Aumento nas importações

Contudo, o indicador apontou que as importações por empresas aumentaram em 41,3% na tentativa de evitar custos mais altos. O aumento é o maior desde o terceiro trimestre de 2020 no auge da pandemia de Covid-19 e gerou um grande déficit comercial. 

Um dia após o Censo do Departamento de Comércio dos EUA divulgar os dados negativos, os principais índices de Wall Street também apresentaram queda, o que reflete preocupação e incerteza sobre o futuro da economia.


Donald Trump anuncia o “tarifaço” (Foto: reprodução/Chip Somodevilla/Getty Images Embed)


O grande volume de cortes de gastos do governo federal que resultou em demissões em massa também aumentou a pressão sobre a economia americana. 

Desaprovação popular

Trump vê as tarifas como uma forma de revitalizar a receita das contas públicas e compensar os cortes de impostos, grande promessa eleitoral durante a campanha. Porém, depois de 100 dias de mandato, o descontentamento da população com o governo Trump está em crescimento. A economia é o principal ponto de crítica, assim como no governo de seu antecessor. 

Segundo a Reuters, a confiança tanto dos consumidores quanto dos empresários despencou e atingiu os níveis mais baixos dos últimos cinco anos.  Com a aproximação das tarifas, economistas projetam aumento de preço nos serviços para empresas e famílias. 

O presidente americano vem sendo pressionado a rever a política de taxações externas devido às repercussões negativas iniciais após o anúncio do tarifaço, principalmente após a disputa com a China ficar mais acirrada.

Mais notícias