Remédios para emagrecimento no Brasil: funções e efeitos colaterais

Matheus Martins Por Matheus Martins
3 min de leitura

Cada vez mais remédios para emagrecimento estão sendo utilizados não só no Brasil, mas como no mundo inteiro e dois deles estão se popularizando cada vez mais, que são o Ozempic e o Wegovy, ambos produzidos pela Novo Nordisk, que são à base de semaglutida, que é uma forma sintética do hormônio GLP-1, que age na produção de insulina e proporciona a sensação de saciedade. Porém eles têm diferenças, que está na indicação e na dosagem a ser ingerida. 


Uma das sedes da Novo Nordisk. (Foto: reprodução/ Bloomerang)Re


Ozempic é um remédio aprovado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 2018 para diabetes tipo 2 está cada vez mais sendo usado contra a obesidade, suas dosagens variam entre 0,25 mg, 0,5mg e 1mg, em injeções. Já o Wegovy tem a dosegem de 2,4mg e foi aprovado para obesidade mesmo. 

A semaglutida tem a ação de imitar um hormônio ligado a alimentação e o apetite, auxiliando na produção de insulina assim, diminuindo os níveis de glicose no sangue da pessoa. Por conta deste mecanismo, quem usa o remédio sente menos fome e, consequentemente, se alimenta menos e emagrece. 

Apesar de já ter sido aprovado pela ANVISA, apenas o Ozempic está disponível aqui no Brasil, a expectativa da Novo Nordisk é que o Wegovy chegue no segundo semestre de 2023. Já fora do país mesmo com o Wegovy a venda o Ozempic tem sido bastante utilizado, e eles apresentam vários efeitos colaterais. 

Os principais efeitos são: náusea, diarreia, dor de estômago, vômito e constipação e também tem o risco de ter um baixo nível de açúcar no sangue (hipoglicemia), inflamação do pâncreas, retinopatia diabética e reações alérgicas. O Wegovy além dos já citados pode causar dor de cabeça, cansaço (fadiga), tonturas, sensação de inchaço, arrotos, gases, gastroenterite, azia e corrimento nasal ou dor de garganta. A empresa também alerta que o medicamento pode causar possíveis tumores da tireoide, incluindo câncer. Outro fato que pode ocorrer é o aumento do intestino delgado, que logo leva a sua obstrução. 

Foto destaque: Embalagens do Ozempic e do Wegovy. (Foto: reprodução/ Estado de Minas)

Deixe um comentário

Deixe um comentário