Saiba qual influência a poluição possui em casos de Câncer de Pulmão

Julia Cabrero Por Julia Cabrero
3 min de leitura

O corpo humano quando está em pleno funcionamento, possui órgãos primordiais para a manutenção da vida. Um dos mais importantes são os pulmões, responsáveis pela troca gasosa, ou seja, absorver o oxigênio do ar que você respira e expulsar do corpo, por meio da expiração, o dióxido de carbono (um gás que pode ser tóxico). Esse é um processo necessário para o corpo funcionar corretamente.

Contudo, não está isento de doenças. O câncer de pulmão é o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Além disso, é também um dos que mais mata. 

De acordo com dados disponibilizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020 foram mais de 2 milhões de pessoas diagnosticadas com a doença. No Brasil, 30 mil novos casos surgiram e o número de mortes foi praticamente igual, sendo 29 mil. 


Médico segurando um Raio-X observando os pulmões de um paciente (Foto: Reprodução/Thummi)


Um estudo realizado na Inglaterra por cientistas e profissionais de saúde, revelou que a poluição do ar contribui para uma inflamação dos pulmões, podendo ativar genes de câncer que já preexistem. Em pesquisas anteriores, a hipótese que mais fazia sentido era de que as partículas poluentes induziriam uma mutação genética no órgão e que esse processo levaria à doença.

“A poluição consegue causar uma mutação em alguns genes que são importantes para o desenvolvimento do câncer de pulmão.” afirmou o Dr. William Junior do Instituto Nacional do Câncer (Inca) com o parâmetro de estudos ingleses recentes. 

E ainda completou: “Esta poluição causa um dano em moléculas dentro da célula e estas moléculas são moléculas que são muito importantes para que uma célula normal se transforme numa célula de câncer”.


Representação de poluição (Foto: Reprodução/Shutterstock)


O estudo britânico apresentou a relação de um fator externo como a poluição e uma doença grave como o câncer de pulmão. É possível analisar dessa forma quando pessoas que não realizam nenhuma ação que prejudique os pulmões, como fumar, e mesmo assim contraem a doença. 

O tratamento do câncer de pulmão depende muito do histórico do paciente e do estágio da doença, podendo ser tratado com cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, ou até mesmo modalidades combinadas.

 

Foto Destaque: Reprodução/Instituto Vencer o Câncer

Deixe um comentário

Deixe um comentário