Um trabalho realizado por pesquisadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, em parceria com estudioso da Universidade Normal de Pequim, na China, realizou um estudo em que eles demonstram que a terapia com laser de luz não invasiva conhecida como fotobiomodulação transcraniana (Tpbm), tem o poder de melhorar a memória de curto prazo em até 25%.
Foto: Fotobiomodulação transcraniana (Tpbm), pode melhorar a memória. Reprodução/ istockphoto.
Esse tratamento é aplicado na área do córtex pré – frontal do lado direito do cérebro, área reconhecida como memória do trabalho. Segundo eles este experimento mostrou como a memória de trabalho melhorou entre os participantes da pesquisa em alguns minutos de tratamento. Sendo possível rastrear atrás do monitoramento por eletrocefalograma (ECG), as mudanças na atividade cerebral.
Cerca de 90 participantes realizaram os testes que envolveram decorar cores ou orientações por 12 minutos. Todos eles também passaram por sessões de lazer inativo, como forma de placebo para comprar os efeitos.
A pesquisa publicada na revista Science Advences, na última sexta feira (2), informa que este é o primeiro estudo, a confirmar a ligação entre a memória de trabalho e a Tpbm em humanos. A luz a lazer pode ajudar na precisão, acelerar tempo de reação e melhora funções como atenção e emoção.
De acordo com eles não se sabe ao certo por que o método tem resultados positivos e nem quanto tempo os efeitos vão durar. Mas é possível que a luz do lazer esteja estimulando as células nervosas, gerando um efeito positivo entre elas.
O co autor do estudo Dongwei Li, afirma que os maiores beneficiados com a descoberta seriam pessoas com condições de TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), por ser um tratamento não invasivo e não possui efeitos colaterais. No entanto apesar do feito ser um grande descoberta para a ciência é necessário continuar investigando se esses benéficos e efeitos são duradouros, para que este experimento possa ser definitivamente levado a uma intervenção clínica.
Foto destaque: Terapia com laser de luz não invasiva, pode ajudar melhorar a memória. REPRODUÇÃO/GETTY IMAGENS/Istockphoto.