O primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República para o segundo turno das eleições, aconteceu neste domingo (16) o encontro foi transmitido ao vivo pela TV Bandeirantes e TV Cultura. Os postuantes ao cargo de maior importância do país Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) a duas semanas do pleito que elegerá o camandante da nação para os próximos quatro anos se encontraram para o embate que durou cerca de 1:50h e foi dividido em 3 blocos.
Veja o que de mais importante aconteceu no primeiro debate para o segundo turno:
No primeiro bloco os candidatos tiveram 15 minutos de fala, o postulante petista questionou o atual presidente sobre a criação de novas universidades e escolas técnicas no atual mandato, Bolsonaro se esquivou e mudou de assunto acusando o ex-presidente de prometer “picanha e cerveja para os brasileiros” e afirmou que o mesmo carrega promessas vazias, Lula então insistiu na pergunta, Bolsonaro por sua vez culpou a pandemia dizendo que não havia cabimento abrir escolas, e que propôs anisitia a divida dos alunos do programa do FIES, pois mais de 90% estava com nome no SPC.
Lula continua sua fala indagando o atual presidente, sobre a responsabilização pela quantidade de mortes pela pandemia da COVID. O Candidato do PL se justifica dizendo que o Brasil foi a nação que mais vacinou no mundo e que o ex- presidente “não sabia o que falava”. Na sequência se esclareceu de sua fala onde classificou a pandemia da COVID-19 como “gripizinha” dizendo que as pessoas saudáveis não teriam o que temer.
O petista contra-atacou dizendo que oponente não fez nenhum presídio de segurança máxima, o atual presidente retruca e diz que “não tem amizade com bandido” e que Lula teve muitos votos de presidiários e que o mesmo havia cometido um crime deixando seus amigos bandidos soltos. Bolsonaro ironiza em sua fala dizendoque ex-presidente é um “cara fantástico” pois não finalizou as obras de transposição do Rio São Francisco, em contra partida Lula rebateu falando que o candidato do PL não tem sensatez, e alega que “faltou um pedacinho” para a conclusão das obras propostas.
Ambos abordaram temas e fatos relevantes para a população, e por inúmeras vezes comparando seus mandatos. O candidato Lula se mostrou mais desenvolto enquanto Jair Messias Bolsonaro se manteve em muitos momentos na defensiva.
Debate na Band entre Lula e Bolsonaro (Reprodução: Site Band/ Renato Pizzutto)
Na segunda etapa do debate jornalistas direcionaram perguntas aos candidatos ambos tiveram um minuto e meio para respostas, os postulantes reponderam entre outros os temas: Fake news, orçamento, secreto, privatização. Quando o assunto foi Petrobrás o petista afirma que “Privatizar a Petrobras é uma loucura, não é a solução para nada” já Bolsonaro garante que a politica do “fique em casa” na pandemia “fez explodir o preço dos combustíveis no mundo” e que foi obrigação a busca de alternativas.
No terceiro bloco, assim como no primeiro os participantes tiveram cada 15 minutos para falas sobre temas livres: O ex-presidente disse que a corrupção da Petrobras só foi apurada porque nos governos petistas porque a PF tinha liberdade para as investigações “Não tinha sigilo de filho, de cartão corporativo, tinha é portal da transparência e lei de acesso à informação” e ainda que para combater a corrupção poderia ter sido feita “sem quebrar” as empresas e julgou “Que prendessem quem roubou e deixassem as empresas trabalhando” enfatizou. Bolsonaro mencionou que o petista enterrou R$ 90 bilhões com obras de três refinarias que ficaram inacabadas. “Dinheiro que você enfiou no ralo e dividiu com seus amigos” atacou o atual chefe do executivo.
Vários assuntos permearam o debate no terceiro bloco como meio ambiente, corrupção, desmatamento, quando o tema foi salário mínimo o petista perguntou ao atual presidente por que em seu mandato não concedeu aumento real no salário mínimo, o atual presidente novamente se esquivou da resposta, e mencionou outra vez a pandemia e acabou citando a guerra da Ucrânia, e disse que o Brasil “ficou no zero a zero” já engatando uma pergunta à Lula sobre quem será seu ministro da Economia “Já está barganhando?” o indagado fugiu da resposta afirmando que tirou milhões de pessoas da miséria.
Considerações finais:
Bolsonaro garante que se eleito lutará por um “país país livre, um país com liberdade de expressão. Não queremos a ideologia de gênero” afirmou. Já o candidato Lula prometeu que priorizará o mais pobre “Vou dar prioridade ao povo brasileiro porque tem 33 milhões de pessoas passando fome” disse.
O segundo turno será no último domingo deste mês (30/10), de 8h às 17h. Logo após o encerramento e fim da votação ocorrerá a contagem dos votos e divulgação do novo presidente do Brasil.
Foto destaque: O cenário do debate dos candidatos a presidente. Reprodução: Site:Band/Renato Pizzotto.