A aclamada atriz Lupita Nyong’o foi anunciada como presidente do Júri Internacional do Festival Internacional de Cinema de Berlim de 2024. A notícia, divulgada nesta data (11), marca um momento de destaque na carreira da vencedora do Oscar, reconhecendo sua notável contribuição para a sétima arte.
Uma honra profunda para a atriz
“Me sinto profundamente honrada em servir como presidente do Júri Internacional do Festival Internacional de Cinema de Berlim”, declarou entusiasmada a atriz. Em suas palavras, Nyong’o expressou empolgação ao celebrar e reconhecer o trabalho fenomenal de cineastas de todo o mundo.
Lupita Nyong’o conquistou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2014 pelo seu papel em “12 Anos de Escravidão”. Sua presença marcante e talento versátil também foram evidenciados em filmes como “Nós”, dirigido por Jordan Peele, além de suas participações em franquias renomadas como “Star Wars” e “Pantera Negra”.
Lupita Nyong’o em seu papel em “12 anos de escravidão” ( Reprodução / Divulgação / Fox Pictures )
Próxima edição do festival
O Festival Internacional de Cinema de Berlim, conhecido como Berlinale, está programado para acontecer entre os dias 15 e 25 de fevereiro de 2024. A aguardada lista de selecionados para o festival ainda será divulgada, prometendo trazer uma seleção diversificada de filmes de todo o mundo.
O Berlinale é reconhecido como um dos eventos mais significativos na indústria cinematográfica, sendo considerado um dos cinco principais festivais do mundo, ao lado de nomes como Festival de Cinema de Veneza, Cannes, Toronto, Sundance e Tribeca. Seus prêmios principais, o Urso de Ouro e o Urso de Prata, simbolizam a excelência cinematográfica e a criatividade artística.
Fundado em 1951 na antiga Berlim Ocidental, o festival foi estabelecido durante um período de tensões geopolíticas, ganhando reconhecimento ao longo dos anos como um palco para obras inovadoras e diversas. Desde então, o Berlinale tem sido uma plataforma para cineastas renomados e emergentes apresentarem seus trabalhos ao mundo.
O anúncio da presidência de Lupita Nyong’o no júri reforça o compromisso do festival em celebrar a diversidade e a excelência no cinema, antecipando uma edição de 2024 que promete marcar os corações dos cinéfilos ao redor do globo.
Foto destaque: Lupita Nyong’o em capa da Vogue ( Reprodução / Vogue / Mikael Jansson )