Sobre Eduardo Hasbani

Estudante de jornalismo - UFF

Edson Fachin propõe a criação de um código de conduta para integrantes do STF

Nesta semana, o presidente do Supremo, Luiz Edson Fachin, apresentou a alguns ministros da Corte um novo código de conduta que estabelece um conjunto de regras para definir o comportamento ideal dos membros da instituição, especialmente em situações que podem gerar conflitos de interesse ou dúvidas quanto à imparcialidade.

O debate começou devido a conflitos nas últimas semanas que colocaram em questão a integridade do Congresso, do Supremo e do Executivo, quando houve trocas de acusações, gerando uma crise institucional sobre a falta de transparência pública.

O código

O código será baseado em um já existente que funciona na Alemanha, o qual consiste em quatro artigos com dezesseis itens ao todo. Ele consistirá em um conjunto de regras, como a participação em eventos públicos ou privados; limites para aceitar presentes ou benefícios que possam pôr em cheque a imparcialidade; além da restrição de viagens com patrocinadores externos ou com pessoas com interesses em processos criminais. E também, algumas orientações gerais sobre comentários públicos em entrevistas ou manifestações.

Em um dos parágrafos do código alemão, é dito: “Juízas e juízes devem se comportar, dentro e fora de suas funções, de modo a não prejudicar o prestígio do Tribunal, a dignidade do cargo e a confiança em sua independência, imparcialidade, neutralidade e integridade”. Isso visa manter a aparência de quem ocupa esses cargos importantes em um cenário de imparcialidade e confiança durante os processos jurídicos.


 

 

Proposta de Edson Fachin: (Vídeo/reprodução/X/@JornalNacional)


Códigos de ética para magistrados pelo mundo

Além do código de ética alemão, que é a base para a proposta do presidente do Supremo, Edson Fachin, há também outros códigos que podem embasar a implementação dessa conduta no Brasil, como o código de ética britânico, que é focado nos magistrados de tribunais superiores. Neste código do Reino Unido, é determinado que os juízes são proibidos de aceitarem remuneração por atividades extrajudiciais, além de haver também um artigo que especifica o que deve ser levado em conta para que um magistrado possa ou não julgar determinado caso.

Nos Estados Unidos, também houve a recente implementação de um código de ética após um escândalo que saiu nos jornais sobre uma suposta ocultação de juízes que teriam recebido presentes de empresários.

A Fazenda 17: Carol Lekker é expulsa após briga com Duda Wendling.

Na última quarta-feira (10), Carol Lekker se envolveu em mais uma discussão no reality show “A Fazenda”. Dessa vez, a modelo e ex-Miss Bumbum discutiu com Duda Wendling após a peoa mexer em uma das suas maquetes, que foram feitas com a intenção de ironizar Duda e o parceiro de jogo, Luiz Mesquita.

Carol não gostou nada e discutiu com Duda. Após a participante virar as costas, Carol Lekker a agarrou, gerando um contato direto. Após os diretores do programa analisarem a cena, decidiram expulsar a participante do jogo.

Início da briga

A briga iniciou por conta de dois “bonecos” feitos por Carol Lekker que simulavam Luiz Mesquita e Duda Wendling, companheiros de jogo do reality show. Carol teria visto Duda mexendo em seus bonecos, o que irritou a modelo, já que ela havia passado o dia todo produzindo-os.

No exato momento em que Carol Lekker viu aquela cena, ela pediu para Duda Wendling tirar as mãos de sua maquete. Ao ser ignorada, a ex-Miss Bumbum chegou por trás da atriz, configurando isso como uma agressão, já que colocou em risco a integridade física de Duda Wendling. Na mesma hora, Luiz Mesquita acusou Lekker de agressão, e a situação foi analisada pela diretoria do programa, que, ao fim, expulsou a modelo.


 

 

 

Anúncio da eliminação de Carol Lekker (Foto: reprodução/X/@Afazendarecord)


Pronunciamento de Carol Lekker

Após a expulsão ser anunciada pelo programa e Carol Lekker ter se despedido da casa, sua equipe nas redes sociais agradeceu o apoio popular dos fãs e contou um pouco da trajetória da modelo na edição de A Fazenda 17:

Ela entrou desacreditada, apontada, subestimada e, mesmo assim, construiu um caminho gigante, verdadeiro, corajoso e inesquecível. Obrigada a todos que apoiaram, torceram, votaram, defenderam e vibraram por ela até aqui. A jornada pode ter chegado ao fim dentro do reality, mas a história da Carol só está começando aqui fora”, completou a equipe de Carol Lekker, agora eliminada da disputa da Fazenda 17.

Final do Brasileirão: veja as equipes classificadas para competições internacionais e as rebaixadas ao fim da rodada

Neste último domingo (08), teve início a última rodada do Campeonato Brasileiro de 2025. O campeão já estava definido desde a 37ª rodada, quando o Flamengo venceu o Ceará e se consagrou octacampeão nacional. Entretanto, ainda não estavam definidos os clubes que jogariam a fase de grupos da Libertadores, da Copa Sul-Americana e os que seriam rebaixados para a segunda divisão nacional.

Todos os jogos, com exceção de Flamengo e Mirassol, que foi realizado no sábado, com empate de 3 a 3, ocorreram de maneira simultânea, alterando as posições na tabela. Na parte de baixo, a briga era para não ficar com uma das duas vagas de rebaixamento, as quais Santos, Internacional, Vitória, Fortaleza e Ceará disputavam. Já na parte de cima, a briga era pela 5ª colocação, que dá vaga direta na Copa Libertadores: Fluminense, Botafogo e Bahia disputavam essa colocação.

Cumprindo tabela

Nove jogos aconteceram no mesmo horário pela última rodada do Campeonato Brasileiro, e o Grêmio, livre do risco de rebaixamento, encarou o já rebaixado Sport na Ilha do Retiro e venceu por 4 a 0. O Corinthians, focando nas semifinais da Copa do Brasil, poupou alguns atletas para enfrentar o também rebaixado Juventude em São Paulo e empatou por 1 a 1.

O Vasco viajou até Minas Gerais para encarar o Galo. A equipe de Fernando Diniz também optou por mesclar reservas com poucos titulares, e o resultado não foi agradável para a torcida vascaína: um sonoro 5 a 0 em favor do Atlético-MG. Outra partida que pouco valeu foi a única realizada no sábado, na qual o campeão Flamengo enfrentou o Mirassol, já classificado para a Libertadores. Ambos os times, com as vidas já decididas no campeonato, proporcionaram uma partida recheada de gols e um empate em 3 a 3, com destaque para os meninos do Ninho, que foram maioria na equipe rubro-negra.


 

 

 

Partidas da última rodada do campeonato (Foto/reprodução/X/@Brasileirão)

 


Vaga direta na Libertadores

Três equipes ainda brigavam por uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores: Botafogo, Fluminense e Bahia, que se enfrentaram na rodada. O Fluminense, com 61 pontos, tinha a vantagem de depender apenas de si; já o Bahia precisava surpreender e vencer o tricolor das Laranjeiras jogando fora de casa. Enquanto isso, o Botafogo, além de precisar vencer o Fortaleza, também precisava de um empate no duelo de tricolores no Maracanã.

O Fogão fez sua parte; até saiu atrás no placar, mas virou e goleou o Fortaleza por 4 a 2, rebaixando a equipe cearense. Já o Fluminense não quis saber de outros resultados, fez a sua parte e superou o Bahia por 2 a 0, com gols de Ganso e Thiago Silva, ficando com a 5ª colocação e a vaga direta na Libertadores. O Botafogo fica em 6º e espera o campeão da Copa do Brasil para saber se também consegue uma vaga direta na fase de grupos; o Bahia vai jogar a pré-Libertadores de 2026.


 

 

 

 

Tabela do Brasileirão (Foto/reprodução/X/@Brasileirao)


Os rebaixados

A briga pelo rebaixamento foi o ponto alto da rodada, com cinco clubes lutando para não ficar com uma das duas vagas disponíveis para a Série B de 2026. O Sport e o Juventude já estavam rebaixados, e antes da rodada começar, Internacional e Vitória completavam essa zona. Mas, com a bola rolando, o Santos foi o primeiro clube a garantir sua permanência, com uma boa vitória de 3 a 1 diante do Cruzeiro na Vila Belmiro. O Vitória, que começou na zona, precisava vencer o São Paulo no Barradão, e, com o apoio de sua torcida rubro-negra, venceu por 1 a 0 com um gol de Gabriel Baralhas, se livrando da queda.

O Internacional, em situação crítica antes da rodada começar, foi para o tudo ou nada e fez sua parte, vencendo o RB Bragantino por 3 a 1, para alívio de Abel Braga e da torcida colorada. Mas, para ficar na Série A, precisava de tropeços da dupla nordestina, Ceará e Fortaleza.

Ambos saíram na frente: o Fortaleza diante do Botafogo e o Ceará contra o Palmeiras, mas as equipes tomaram a virada na segunda etapa. O Fortaleza perdeu por 4 a 2, ficando com 43 pontos na décima oitava posição, já o Ceará foi superado por 3 a 1, ficando com a décima sétima e caindo também com 43 pontos, selando assim os rebaixados para série B de 2026

Karla Lessa se pronuncia após a agressão sofrida pelo ex-marido

No dia 28 de novembro, a modelo e influenciadora Karla Lessa foi flagrada por câmeras sendo agredida pelo seu então marido, Babal Guimarães. No vídeo, a mulher recebeu socos e puxões de cabelo, além de ter sido arrastada algumas vezes pelo agressor, que apertava o braço da vítima.

A influenciadora, pela primeira vez, decidiu falar sobre a agressão sofrida e deixou claro que não há mais relacionamento e que nenhuma mulher merece passar por essa situação.

O pronunciamento

A modelo Karla Lessa se pronunciou nesta sexta-feira (05) sobre o caso de violência doméstica e deixou claro que não gostou do vídeo que a expôs de uma forma que ela não deseja para nenhuma outra mulher.

“Gente, eu decidi vir aqui falar com vocês porque está sendo muito difícil para mim ver tudo isso acontecendo. Esse vídeo que está circulando me expôs de uma forma que nenhuma mulher merece passar por isso. Situações assim deixam marcas, deixam traumas. É algo que nenhum pai, nenhuma mãe ou nenhuma filha deveria ter que ver ou carregar”, completou Karla.

Karla ainda afirmou não estar mais com Babal e que também recebeu apoio de sua família e do ex-cunhado, Lucas Guimarães: “Também quero deixar claro que a família dele sempre me tratou com respeito, me tratou muito bem. O irmão dele, Lucas, foi muito acolhedor comigo nesse momento; trocamos várias mensagens e eu espero, do fundo do meu coração, que nenhuma mulher passe por algo assim.”


 

Karla Lessa sobre a agressão: (Foto/revisão/X/@Metropoles)


Caso de violência doméstica

O caso de violência doméstica ocorreu na sexta-feira (28). Na ocasião, as câmeras de segurança registraram uma discussão que rapidamente evoluiu para agressões físicas. Nas imagens, é possível ver o casal trocando palavras de forma exaltada até que, em determinado momento, Karol passa a ser violentamente atacada.

Segundo o que aparece no vídeo, ela recebe socos no rosto e no corpo, além de puxões bruscos de cabelo. Também é possível observar o agressor segurando com força o braço da vítima, impedindo que ela se afaste. O registro visual, que circulou nas redes sociais, gerou grande repercussão pública e levantou alertas imediatos para a gravidade da situação.

Meses antes desse episódio, Babal Guimarães já havia sido alvo de acusações de agressão envolvendo uma ex-namorada. De acordo com o relatório do processo ao qual a imprensa teve acesso, ele teria invadido a residência da então companheira durante uma discussão, a agredido com socos e empurrões e provocado danos materiais no local. O documento descreve que a vítima pediu ajuda aos vizinhos e acionou a polícia, resultando na abertura de um inquérito e, posteriormente, em sua condenação.

A Fazenda 17: Saory Cardoso, Luiz Mesquita e Tàmires Assîs formam a roça da semana

Nesta última quarta-feira (04), o reality show A Fazenda 17 conheceu seus mais novos emparedados. Saory Cardoso, Luiz Mesquita e Tàmires Assîs foram os escolhidos pela casa para compor a décima primeira roça do programa.

A definição veio após um dia agitado, com o início do dia tendo a prova do Fazendeiro e, após isso, a prova do Caipira, que salva um dos participantes do reality show da roça. Dudu Camargo venceu a prova que combinava estratégia e sorte e foi salvo; já Saory Cardoso, Luiz Mesquita e Tàmires Assîs estão na roça.

Formação da Roça

Na noite desta quarta-feira, estava começando mais um programa de A Fazenda 17. E, como principal capítulo da noite, os participantes do programa iriam formar a roça e disputar a prova do Fazendeiro, que, além de ficar imune à roça, também tem o poder de definir as tarefas da semana.

A prova foi disputada pelos mais votados da casa: Dudu Camargo, Saory Cardoso, Luiz Mesquita e Tàmires Assîs. A prova, que contava com estratégia e sorte, foi vencida por Dudu Camargo, que já soma quatro vitórias em provas de Fazendeiro durante a edição. Os outros três derrotados, Saory Cardoso, Luiz Mesquita e Tàmires Assîs, foram destinados para a roça da semana.


A Roça da semana (Foto: reprodução/X/@Afazendarecord)


 

A Roça

O atleta e influenciador Luiz Mesquita, de 31 anos, falou em seu discurso para o público que já esteve nesse cenário na semana passada (estar na roça) e foi salvo pelo público. Destacou que, nesta semana, ele mostrou ser um jogador estratégico e também alfinetou concorrentes, acusando-os de “trairagens” dentro da casa.

Já Saory Cardoso se defendeu, dizendo que não tem medo de se indispor no jogo e também aproveitou para fazer ataques diretos a Tàmires Assîs, concorrente de roça e de jogo.

Por fim, Tàmires Assîs em seu discurso de convencimento, chamou a força do estado do Amazonas para ajudá-la nessa votação e devolveu alguns ataques a Saory, dizendo: “Ela desmereceu a gente e ao nosso povo.”

Max Verstappen vence no Qatar e mantém chances de título para última corrida do ano

Neste último final de semana, rolou no Catar a 23ª corrida do circuito mundial de Fórmula 1, e com uma estratégia acertada pela equipe Red Bull, o piloto holandês Max Verstappen venceu e manteve suas chances de título para a última corrida do ano.

O tetracampeão holandês está com 396 pontos, na 2ª colocação do campeonato de pilotos. O líder é Lando Norris, piloto da McLaren, que hoje soma 408 pontos, 12 à frente para a última corrida. Oscar Piastri, também piloto da McLaren, soma 392 pontos e tem chances remotas de título na última etapa do ano.

Resumo da corrida

O grito de largada para o GP do Qatar tinha como pole position o australiano Oscar Piastri, que, além de ser o pole neste final de semana, também havia sido o pole na corrida Sprint e tinha vencido a mesma no sábado. O piloto da McLaren dividia a primeira fila com o também piloto da McLaren e líder do Campeonato, Lando Norris, seguidos por Max Verstappen, George Russell e Kimi Antonelli da Mercedes, Isak Hadjar, Sainz, Alonso, Gasly da Alpine e Leclerc com sua Ferrari. O brasileiro Gabriel Bortoleto largou apenas da 19ª posição.

Na largada, Verstappen tomou a 2ª colocação de Lando Norris e viu Oscar Piastri abrir diferença sobre o holandês nas primeiras voltas do circuito, até que Nico Hulkenberg colidiu com o francês Pierre Gasly, gerando Safety Car na pista.


 

 

Safety Car na pista (Foto: reprodução/X/@F1)


Pós Safety Car

Após o Safety Car, todas as equipes, com exceção da McLaren, pararam seus pilotos para troca de pneus, já que a FIA e a Pirelli estabeleceram para esta corrida duas paradas obrigatórias. Com isso, a McLaren ficou em desvantagem por ter que parar ainda duas vezes, enquanto todas as outras equipes pararam apenas uma.

Assim, após as voltas 24 e 25, os pilotos da McLaren pararam no box, deixando Max Verstappen na liderança da prova, seguido por Carlos Sainz e Kimi Antonelli. Com o passar da corrida, ambos os pilotos da McLaren voltaram para a posição de pódio, enquanto as outras equipes pararam seus carros novamente.

Oscar Piastri voava na pista, conseguindo tirar quase meio segundo por volta de Max Verstappen, até que o australiano teve que parar pela segunda vez, junto ao seu companheiro Lando Norris, o que fez ambos saírem das primeiras colocações. Oscar voltou em 3º e Lando em 5º.

Faltando 10 voltas para o final, Oscar assumiu a 2ª posição, enquanto Lando tinha dificuldade em passar Antonelli, até que na última volta o italiano perdeu a traseira, cedendo a 4 colocação para Lando Norris. O britânico ainda tentou ultrapassar Sainz, que segurou a terceira colocação e garantiu seu pódio de Willians. Oscar em segundo e Max em primeiro completaram a corrida.


 

 

Classificação do Campeonato de Pilotos (Foto: reprodução/X/@F1)


Situação do Campeonato

A situação do Campeonato de Pilotos, com a vitória de Max Verstappen, é a seguinte: o líder continua sendo o inglês Lando Norris, com 408 pontos, seguido agora por Max Verstappen, com 396, que, com essa vitória, ultrapassou Oscar Piastri na classificação, que tem 392.

A 24ª corrida da temporada será realizada em Abu Dhabi. Caso Lando Norris termine no pódio, o jovem piloto da McLaren se consagrará campeão mundial. A situação para Verstappen é mais complicada. Ele precisa vencer a corrida e torcer para que Lando termine fora do pódio, ou seja, no mínimo em 4º lugar. Já Oscar Piastri precisa de algo ainda mais difícil: vencer a corrida e torcer para que Norris termine em sexto. O próximo GP está previsto para domingo (8) e definirá o campeão mundial de Fórmula 1 do ano de 2025.

Tarcísio de Freitas é alvo de críticas por Eduardo Bolsonaro

Nesta última sexta-feira (28), o deputado federal de São Paulo pelo PL, Eduardo Bolsonaro, fez duras críticas ao atual governo do estado de São Paulo e também ao governador Tarcísio de Freitas, que também é do PL.

O filho do ex-presidente Jair Bolsonaro fez um post com tom de ironia e afirmou que Tarcísio “é o candidato que o sistema quer”, visando as próximas eleições presidenciais que ocorrerão no ano de 2026. Apesar de o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, pedir ao deputado que diminuísse as críticas ao governador, isso, em tese, enfraquece a direita.

Posicionamento de Eduardo Bolsonaro

Em um post feito no Instagram, o deputado federal pelo estado de São Paulo e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro desmentiu uma notícia em que ele estaria apoiando Tarcísio de Freitas em uma possível candidatura à presidência no ano de 2026.

O deputado disse que será bem claro com seus eleitores sobre seu apoio e que o atual governador de São Paulo “é o candidato que o sistema quer”. Ele termina dizendo: “Uma pessoa de princípios, ao ver que mantém em cárcere privado um sujeito apenas para beneficiá-lo numa eleição, deveria ser a primeira a recusar a candidatura.” O deputado está se referindo a uma possível candidatura do atual governador, Tarcísio de Freitas, em meio à prisão do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, que, em tese, o beneficiaria por dividir menos votos nas próximas eleições.


 

 

Deputado Estadual de São Paulo, Eduardo Bolsonaro (Foto: reprodução/X/@BolsonaroSp)

 

 


Impactos políticos

Segundo o jornalista Pedro Vansceslau, o presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, teria recentemente viajado até os Estados Unidos, onde mora Eduardo Bolsonaro, para conversar e pedir ao deputado que não atacasse o governador, temendo uma maior dispersão de votos nas próximas eleições.

O profissional da CNN ainda diz que isso tudo, além de enfraquecer a direita nas próximas eleições, é benéfico ao atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que deve vir como principal candidato da esquerda na disputa presidencial de 2026.

Tragédia em Hong Kong: incêndio mata dezenas e moradores seguem desaparecidos

Nesta quarta-feira (26), a população de Hong Kong foi surpreendida por um grande incêndio que atingiu um complexo de arranha-céus. As chamas ainda não foram apagadas e já deixaram mais de 60 pessoas mortas, além de outros moradores que estão desaparecidos até o momento.

Segundo as autoridades, o incêndio é considerado o mais mortal da história do país e teria sido causado por alguém; até então, três pessoas suspeitas estão presas, todas vinculadas a construtora que fazia obras perto dos prédios,

O incêndio

O complexo habitacional Wang Fuk Court, que tem mais de 2 mil apartamentos abrigando mais de 4 mil pessoas, pegou fogo na tarde desta última quarta-feira (26). As chamas começaram às 14h no horário local, e mais de 60 pessoas foram encontradas já sem vida. Além dos mortos, outras 76 pessoas estão hospitalizadas, sendo 33 delas em estado leve e 46 em estado grave.

Até o momento, as equipes de resgate já confirmaram mais de 280 moradores do complexo desaparecidos e também notificaram que o incêndio é o mais mortal da história do país asiático. Ao todo, foram 7 prédios atingidos, e as chamas ainda não foram totalmente apagadas.


 

 

Incêndio em Hong-Kong: (Foto/reprodução/X/@le_Parisien)


Causas do incêndio

As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas pelos policiais; entretanto, as autoridades afirmam que materiais de construção, que estavam sendo utilizados em uma reforma, estavam fora do padrão recomendado, o que teria iniciado o fogo.

Foram presos 3 homens que são da construtora e que também tomavam conta da obra que iria reformar parte do complexo Wang Fuk Court. A superintendente da polícia de Hong Kong, Eileen Chung, afirma que há motivos suficientes para acreditar na negligência dos funcionários da empresa, que ocasionou o incêndio, vitimando mais de 60 pessoas.

Temos motivos para acreditar que os responsáveis ​​da empresa foram extremamente negligentes, o que levou a este acidente e fez com que o incêndio se alastrasse descontroladamente, resultando em um grande número de vítimas”

Equipes de resgate seguem buscando sobreviventes nos apartamentos e nos escombros, além da tentativa de apagar o fogo que resta, que, segundo o corpo de bombeiros, está controlado até o momento.

Série B 2025: confira os clubes que subiram para a Série A e os rebaixados para a Série C

Neste último domingo (23), teve fim uma das séries B mais disputadas de todos os tempos, com troca excessiva de líderes e clubes que estavam na zona de acesso, além da pontuação próxima do 2º ao 8º colocado. O campeão desta série B histórica foi o Coritiba, que não apenas se tornou campeão, mas também o maior vencedor do torneio; ao todo, a equipe paranaense tem 3 títulos da segunda divisão nacional.

Junto ao Coxa, subiram também seu rival Athletico-PR, na segunda colocação, seguido da Chapecoense em terceiro, voltando à série A após 4 anos, e por fim, o Remo, que não jogava na primeira divisão há mais de 3 décadas. Os rebaixados também foram definidos, e foram eles: Paysandu, Volta Redonda, Amazonas e Ferroviária.

Resumo da rodada

A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B começou no sábado (22), com empate entre o já rebaixado Volta Redonda e o Vila Nova, que não brigou por nada além do meio da tabela da competição. Ainda no mesmo dia, o Grêmio Novorizontino venceu o CRB e consolidou a boa campanha na primeira metade da tabela, com a 6ª colocação.

No domingo, houve 8 partidas simultâneas, sendo uma delas a do título do Coritiba, que enfrentando o já rebaixado Amazonas no Norte, ganhou por 2 a 1 e carimbou seu tricampeonato da Série B. O segundo colocado foi o seu rival, o Athletico-PR, que terminou com 65 pontos e confirmou seu acesso após vencer o América por 1 a 0 na Arena da Baixada.

Os outros dois acessos foram da Chapecoense e do Remo; ambos venceram em casa e confirmaram as últimas vagas no Brasileirão 2026, a Chape vencendo o Atlético-GO e o Remo ganhando do Goiás por 3 a 1 no duelo direto no Pará.


Tabela do Brasileirão série B: (Foto/reprodução/X/@BrasileiraoB)


Rebaixados

O 20º colocado da Série B foi o Paysandu. A equipe paraense terminou a competição com 28 pontos e amargou a lanterna da competição, enquanto seu rival Remo conquistou o acesso à Série A. O 19º colocado foi o Volta Redonda. O clube do interior do Rio de Janeiro subiu como campeão da Série C de 2024, mas com a perda de muitos jogadores durante a competição, acabou perdendo muitos jogos e caindo na vice-lanterna.

O 18º foi a equipe do Amazonas, promovida à Série B em 2023. A equipe amazonense fez boa campanha no ano de 2024; porém em 2025 perdeu atletas importantes e não pôde jogar em sua arena devido ao público abaixo do esperado e às dívidas geradas a partir disso. O último rebaixado foi a Ferroviária de Araraquara. A equipe paulista estava escapando com uma vitória sobre o Operário-PR fora de casa, mas tomou o empate e a virada, e viu o Athletic de Minas vencer o Paysandu e o Botafogo-SP empatar com o Avaí, rebaixando a equipe paulista.

Michelle Bolsonaro se pronuncia após a prisão de Jair Messias Bolsonaro

Na manhã deste sábado (22), o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi detido pela Polícia Federal (PF) por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O presidente estava sendo investigado por envolvimento na Polícia Federal ainda durante seu governo, que durou de 2018 até 2022.

Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama do Brasil e atual esposa de Bolsonaro, se pronunciou via Instagram com versículos bíblicos.

O pronunciamento

Michelle Bolsonaro disse em seu pronunciamento alguns versículos da Bíblia; um deles foi o Salmo 121, que diz: “Levarei os meus olhos para os montes, de onde vem meu socorro”, fazendo alusão à prisão de seu marido e ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.

Outro trecho dos versículos que a esposa de Bolsonaro mencionou foi: “Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará”, levantando comentários nas redes sobre possíveis “indiretas” em correlação à decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal de prender Jair Messias Bolsonaro.


 

 

 

 

Prisão de Bolsonaro (Vídeo: reprodução/X/@Globonews)


Prisão de Bolsonaro

Na manhã de hoje (22), o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi preso de maneira preventiva pela Polícia Federal por determinação do ministro Alexandre de Moraes. A prisão será julgada ainda pela primeira turma do Supremo, e o resultado será determinante para saber se a prisão preventiva continuará ou não.

Uma sessão foi convocada por Alexandre de Moraes para a próxima segunda-feira (24), das 8 às 20 horas. Segundo a PF, a prisão não tem nada a ver com sua condenação por tentativa de golpe, pela qual foi condenado a cumprir prisão domiciliar. O ministro Alexandre de Moraes alega que a prisão é uma garantia de ordem pública, com risco de aglomeração.